Internacional Titulo
ONU vai colaborar com reconstrução do Iraque
Da AFP
03/04/2003 | 13:52
Compartilhar notícia


O chanceler grego, George Papandreu, cujo país preside a União Européia (UE), disse nesta quinta que os Estados Unidos podem contar com a ONU na preparação da etapa posterior ao conflito no Iraque.

"É importante que o papel que queremos dar à ONU seja reconhecido pelos Estados Unidos; ainda que a ONU não tenha tido esta discussão, é muito importante em nossa relação transatlântica que isto seja um ponto de consenso em vez de um ponto de divergência," declarou Papandreu durante a reunião entre os chanceleres da UE e da Otan com o secretário de Estado americano, Colin Powell.

O chanceler grego ressaltou que "uma resolução da ONU seria um requisito para a UE participar da etapa posterior ao conflito e da reconstrução do Iraque. Na reunião desta quinta houve um consenso crescente sobre 'a importância ao papel da ONU na crise iraquiana. Ele acrescentou que o bloco europeu quer ver 'um Iraque aberto, democrático, estável e integral'.

Os ministros também concordaram sobre a necessidade da comunidade internacional, especialmente a ONU com outras organizações internacionais, se comprometer em quanto a situação permite com a reconstrução do Iraque, afirmou o secretário-geral da Otan, George Robertson, em conferência de imprensa junto a Papandreu.

"Eles querem ver se outras organizações internacionais como a Otan (e a UE) teriam um papel", completou. "Continuaremos discutindo em muitos foros sobre como iremos enfrentar o pós-conflito no Iraque, especialmente no contexto das Nações Unidas", assegurou, prevendo que "a comunidade internacional deve estar preparada para atuar".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;