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Mais um pequeno superexclusivo
Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
15/04/2009 | 07:00
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Divulgação


A guerra entre os alemães não acaba nem quando o assunto não é carro de luxo ou superesportivo. Uma semana após a Mercedes-Benz anunciar a importação oficial do Smart Fortwo, simpático modelo com design único, tamanho pequeno e preço alto, a rival BMW confirmou a chegada do Mini Cooper, que, assim como seu rival, tem visual inconfundível, dimensões reduzidas e preço elevado. Ambos são ideais para uma exclusiva categoria: a dos endinheirados.

Produzido em Oxford, Inglaterra, o modelo chega em três versões: Cooper, que parte de R$ 92,5 mil com transmissão mecânica e pode chegar a R$ 98,5 mil na opção automática; Cooper ‘S', que tem apenas câmbio automático e um motor mais apimentado, que custa R$ 119,5 mil; e, por fim, o Cooper ‘S' Clubman, oferecido só com câmbio automático e que tem alguns centímetros a mais (R$ 129,5 mil). Todos têm garantia de dois anos.

O Mini Cooper é um modelo peculiar. E apesar de ter uma série de equipamentos, é fato: o preço elevado é justificado apenas pela exclusividade, afinal, o objetivo da marca é vender 600 unidades até o fim do ano. Para isso, contará inicialmente com apenas uma concessionária em São Paulo (Av. Rebouças) e, futuramente, outra em Curitiba (PR). Ambas completamente desligadas da mãe BMW.

COOPER E COOPER ‘S' - As principais diferenças entre o Mini Cooper e o Cooper ‘S' estão no motor e na transmissão que, na versão de entrada, pode ser manual ou automática de seis velocidades (com opções de troca na alavanca ou atrás do volante) e na ‘S' só automática.

O Cooper traz coração 1.6 16V de 122 cv de potência a 6.000 rpm e torque de 16,3 mkgf a 4.250 rpm. A versão ‘S', por sua vez, oferece bloco 1.6 16V turbo que entrega 177 cv a 5.500 rpm e torque de 24,4 mkgf disponível já a 1.600 rpm. Um detalhe interessante é o chamado Overboost que oferece, em acelerações mais bruscas, 26,5 mkgf a 1.700 rpm.

As medidas de ambos, no entanto, são praticamente as mesmas. São 2,47 m de distância entre os eixos, 1,68 m de largura e 1,40 m de altura. No entanto, no comprimento, o ‘S' é um centímetro maior, com 3,71 m. A capacidade do porta-malas é de 160 litros. O espaço para os ocupantes da frente é satisfatório. Porém, o pessoal que vai no banco traseiro sofre um pouco com as pernas.

O acabamento é de altíssima qualidade. Não há rebarbas e os encaixes não apresentam folgas. Os comandos estão ao alcance do motorista. Destaque para o velocímetro de dimensões generosas, no centro do painel, e o conta-giros que lembra o adotado por carros de competição.

Em termos de tecnologia e conforto, a lista é longa e satisfatória. Comecemos por Cooper: ar-condicionado, direção elétrica, seis air bags, freios com ABS, rodas de liga leve de 16 polegadas, controle de estabilidade, comando de voz e rádio Mini Boots CD com diversas funções de conectividade. O ‘S' oferece de diferente rodas de 17 polegadas, bancos revestidos em couro Nevada, ar-condicionado digital, teto solar, entre outros mimos.

CLUBMAN - O Clubman traz o mesmo motor da versão ‘S'. A principal diferença é o tamanho. O modelo tem 3,96 m de comprimento, 2,55 m de distância entre os eixos, 1,68 m de altura e 1,43 m de largura. O porta-malas é 100 litros maior do que o dos irmãos (260 litros).

O pacote de equipamentos também é semelhante ao do Cooper ‘S'. Entretanto, seu diferencial está em algumas particularidades. Para acessar o banco traseiro, é preciso utilizar uma portinhola que existe apenas no lado direito do veículo. A tampa do porta-malas, por sua vez, abre como se fosse um furgão Fiorino.




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