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Região do ABC faz 1% do comércio virtual
Adriana Mompean
Do Diário do Grande ABC
15/04/2005 | 13:14
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A participação do Grande ABC no comércio eletrônico equivale a 1,0% no volume das vendas virtuais do país no primeiro trimestre de 2005, de acordo com a e-bit, empresa de pesquisa, marketing e tecnologia on-line que mede o comércio realizado na internet de bens de consumo em cerca de 400 lojas virtuais brasileiras. As compras dos internautas da região no total nacional é igual à de Estados como Ceará, Mato Grosso e Pará, também com 1,0% de participação, e superior ao Mato Grosso do Sul, com 0,8% das transações on-line do país.

O desempenho da região, com cerca de 2,5 milhões de habitantes, é pouco inferior ao de Estados como Pernambuco, com 8,4 milhões de habitantes e com 1,3% de inserção nas transações via web, além de Goiás, com população de cerca de 5,6 milhões e com 1,6% de participação. As transações eletrônicas de consumidores da região também se destacam pelo volume de transações. Foram 15 mil pedidos realizados no primeiro trimestre de 2005 contra 13 mil pedidos no mesmo período do ano anterior.

Os resultados obtidos no primeiro trimestre do ano revelam a boa inserção dos usuários da região na internet e corroboram estudo do Ieme (Instituto de Estudos Metropolitanos), braço estatístico do grupo Diário, realizado com base em dados do censo de 2000 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Segundo o estudo, os municípios do Grande ABC são referência de inclusão digital no Estado de São Paulo. Em São Caetano, 41,14% da população têm acesso ao mundo digital. Santo André está na quinta posição, com 26,94% e São Bernardo, na oitava, com 25,85%.

Para Fabiana Curi Yazbek, diretora de produtos da e-bit, os resultados obtidos na região revelam a importância das transações eletrônicas feitas por usuários dos sete municípios no comércio eletrônico do país. “Os internautas do Grande ABC estão bem inseridos na cultura de internet, devido ao estilo de vida agitado das grandes cidades. As pessoas buscam cada vez mais comodidade e acabam optando pelas compras pela internet”, diz.

De acordo com Fabiana, o Grande ABC possui enorme potencial de crescimento para transações on-line. Em ranking nacional preparado pela Target Marketing, empresa de São Paulo que baliza investimentos em diferentes atividades econômicas, o Grande ABC aparece na quarta colocação nas projeções de potencial de consumo para este ano, atrás apenas das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

O comércio eletrônico, como um todo, também apresenta potencial de crescimento neste ano. Atualmente, são cerca de 19 milhões de internautas residenciais no Brasil e apenas 3,2 milhões de usuários que realizam transações comerciais on-line. Em 2004, o faturamento do comércio eletrônico no Brasil foi de R$ 1,75 bilhão. “Ainda há muito espaço para crescer. Só para ter uma idéia: nos Estados Unidos, o comércio eletrônico movimentou no ano passado US$ 136 bilhões”, afirma Fabiana.

Presentes – Títulos de CD, DVD e vídeo estão na primeira colocação dos produtos mais vendidos para usuários do Grande ABC no primeiro trimestre de 2005, com 25% das preferências. A pesquisa revelou que 19,7% dos internautas da região que fazem compras por lojas virtuais brasileiras optaram por livros, revistas e jornais. Eletrodomésticos aparecem na terceira colocação, com 8,4% das compras, seguido de itens eletrônicos, como TV, videocassete, aparelho de som, com 6,6% das compras.



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