Turismo Titulo
Óbidos realiza Festival de Chocolate
Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
17/02/2011 | 07:19
Compartilhar notícia


O bar de gelo que ganhou status de ponto turístico neste inverno mal derreteu e a cidade medieval de Óbidos, em Portugal, já começa a se preparar para outra grande atração: o Festival Internacional de Chocolate. Entre 17 de março e 3 de abril, o vilarejo de casinhas brancas, protegido por imensas muralhas, se transformará no quartel-general do Coelhinho da Páscoa. As ruas serão tomadas por bolos e bombons, que ficarão à disposição para serem degustados e comprados a qualquer hora. Haverá até esculturas do doce representando o Patrimônio Histórico de Óbidos.

Espetáculos, desfiles, shows musicais e torneios esportivos se encarregarão de queimar as calorias dos chocólatras de plantão. E quem se interessa pela saborosa arte de transformar cacau em êxtase gustativo pode assistir a aulas de culinária tendo o produto como ingrediente principal ou acompanhar os concursos entre profissionais, como o de Chocolatier do Ano e o Concurso Internacional de Receitas de Chocolate.

As crianças, por sua vez, poderão se divertir na Casa de Chocolates, que promete fazer os pequenos se sentirem na fantástica fábrica das telas de cinema, além de participarem de atividades lúdicas e prepararem receitas na cozinha do espaço.

Cerca de 150 mil pessoas são esperadas para o evento, que será realizado de quinta a domingo.

Mas se você não puder visitar Óbidos na data do festival, nem por isso deixe de incluir o destino no roteiro de passeios por Portugal. A cidade esbanja romantismo em suas ruas de pedras dos séculos 15 e 16, com muros floridos, igrejas seculares, ermidas góticas e casinhas brancas pintadas com cal. Tudo cercado por uma imensa muralha, de aproximadamente 2 quilômetros, que ‘protege' os cerca de 200 habitantes e confere um charme todo especial à vila.

Não é para menos que tantos reis portugueses ofertavam Óbidos como presente de casamento a suas mulheres, que garantiram vários benefícios à região. Hoje, o que se vê são turistas vendo suas mulheres torrarem o cartão de crédito internacional nas dezenas de lojinhas de artesanato da Rua Direita depois de um romântico passeio de charrete pela vila-museu.

 

ÁGUAS

Quem prefere o som das águas, por sua vez, pode dar uma esticadinha até as termas da vizinha Caldas da Rainha - indicadas ao tratamento de doenças de pele e problemas respiratórios - ou praticar esportes náuticos na Reserva Natural da Ilha de Berlenga, a única do gênero no país e, sem sombra de dúvida, um dos mais belos cartões-postais da costa Oeste lusitana.

Cerca de 30 empresas partem do Porto de Recreio, em Peniche, para passeios de barco pela região de Berlenga, com direito a pesca, mergulho (com visibilidade a 50 metros, uma das melhores da Europa) em naufrágios e até num avião inglês da Segunda Guerra.

Mas se a prioridade for mesmo o roteiro histórico-religioso, volte à A8 e siga mais cerca de 30 quilômetros até o Mosteiro de Santa Maria, em Alcobaça. Erguida em 1153, a construção - declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) - abriga a maior igreja de Portugal, além dos túmulos gótico-flamejantes de Pedro I e Inês de Castro, datados de 1360.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;