Economia Titulo
Bové é homenageado no encerramento do Fórum Social mundial
Das Agências
30/01/2001 | 13:59
Compartilhar notícia


O líder camponês francês José Bové e o povo colombiano foram aclamados na cerimônia de encerramento esta terça-feira do Foro Social Mundial de Porto Alegre, considerado o primeiro ato de resistência internacional contra a globalização neoliberal e que voltará a ser realizado em 2002.

Bové, que recebeu ordem da Polícia Federal brasileira de abandonar o país antes da meia-noite desta terça-feira por ter participado da invasão de uma fábrica de produtos transgênicos, foi recebido como a última grande "vítima da sociedade neoliberal". "Todos nós somos Bové", dizia um grande cartaz colocado no palco, enquanto mais de 5.000 pessoas cantavam "Bové é nosso amigo, mexeu com ele, mexeu comigo".

"Hoje é um grande dia. O século começou em Seattle (durante os protestos contra a Organização Mundial do Comércio), mas o milênio começa em Porto Alegre. Graças à solidariedade e a luta de todos os povos da Terra, outro mundo é possível", proclamou o líder camponeses.

Depois de cinco dias de debates, discussões e manifestações sobre temas variados como feminismo, Plano Colômbia, racismo, dívida externa e radicaliação da democracia, as mais de 900 organizações sociais, políticas e religiosas participantes somadas a cerca de 10.000 participantes, finalizaram este encontro em clima de consenso e festa.

"Desafiamos as elites e seus processos antidemocráticos representados no Foro de Davos. Viemos a Porto Alegre compartilhar nossas lutas, intercambiar experiências, fortalecer nossa solidariedade e manifestar nossa repulsa absoluta às políticas neoliberais da presente globalização", enfatiza a declaração final do FSM.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;