Política Titulo
Eleitos sao empossados nesta segunda no ABC
Vinícius Casagrande
Do Diário do Grande ABC
31/12/2000 | 15:30
Compartilhar notícia


  Sete prefeitos, vice-prefeitos e 135 vereadores tomam posse nesta segunda no Grande ABC para o mandato 2001/2004. As cerimônias acontecem nas câmaras municipais, com exceçao de Diadema, que será realizada no teatro Clara Nunes. Após as posses os legislativos da regiao farao a eleiçao para compor a Mesa Diretora de cada Casa.

Em Santo André, o prefeito Celso Daniel (PT) foi reeleito no primeiro turno com 250.506 (70,13% dos votos válidos). O petista assume seu terceiro mandato à frente do Executivo andreense. Para seu próximo governo, Celso realizou uma reforma administrativa que extingue quatro núcleos e cria sete secretarias.

A decisao para a presidência da Câmara também já está praticamente definida. O grupo de nove vereadores eleitos pelo PT chegaram a um consenso para lançar Carlinhos Augusto candidato. O petista já conta com a maioria de 14 parlamentares, após receber também o apoio das bancadas do PMDB, PSDB e PDT.

Em Sao Bernardo, o prefeito Maurício Soares (PPS) também assume seu terceiro mandato, após ter sido eleito no primeiro turno com 206.595 votos (60,41% dos válidos). A alteraçao no município acontece na vice-prefeitura. Maurício alterou a chapa que o elegeu em 1996. No lugar de Maurício de Castro (PMDB), Willian Dib (PSB) toma posse nesta segunda como vice-prefeito.

No Legislativo, o presidente José Walter Tavares (PL) deverá ser reeleito nesta segunda. Além da Mesa Diretora, a Câmara também fará a formaçao de todas as comissoes permanentes.

Com a votaçao mais esmagadora do Grande ABC, o prefeito Luiz Olinto Tortorello (PTB) também assumirá seu terceiro governo no município. O petebista obteve a maior diferença percentual da regiao. Tortorello foi eleito com 63.509 votos, o que corresponde a 78,21% dos válidos no município.

A única mudança de prefeito no Grande ABC acontece em Diadema. José de Filippi Júnior (PT) derrotou seus dois principais inimigos e assume seu segundo mandato, após derrotar, no segundo turno, o deputado estadual José Augusto da Silva Ramos (PPS). O prefeito Gilson Menezes saiu da disputa ainda no primeiro turno.

Outra disputa apertada aconteceu em Mauá, onde o prefeito Oswaldo Dias (PT) conseguiu sua reeleiçao ao derrotar o tucano Leonel Damo no segundo turno com 99.436 votos (53,15% dos válidos). No Legislativo, o petista Hélcio Antonio da Silva deverá ser eleito nesta segunda presidente pela terceira vez.

Em Ribeirao Pires, a prefeita Maria Inês Soares (PT) também conseguiu a reeleiçao. Após assumir para um mandato de apenas seis meses, Ramon Velasquez terá a oportunidade de comandar Rio Grande da Serra por mais quatro anos, após ser empossado nesta segunda na Câmara.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;