Economia Titulo
Muitas economias ainda estao frágeis, diz Summers
Do Diário do Grande ABC
05/11/1999 | 16:20
Compartilhar notícia


O secretário do Tesouro dos EUA, Lawrence Summers, afirmou que ainda há setores vulneráveis na economia internacional apesar dos recentes sinais de melhoria. "A economia global ainda nao superou suas dificuldades. As condiçoes econômicas ainda sao frágeis em vários países e regioes", declarou Summers em depoimento sobre a crise asiática no Comitê de Relaçoes Exteriores do Senado norte-americano.

O secretário disse que o Japao precisa implementar de estímulos fiscais contínuos e de uma política monetária que provoquem um aumento da demanda e favoreçam o crescimento econômico. Sobre a América Latina, Summers afirmou que a regiao precisa "adotar políticas macroeconômicas disciplinadas"; para a Asia, ele recomendou reformas nos setores financeiro e corporativo; no caso da Rússia, os alvos sao a corrupçao e os esquemas de lavagem de dinheiro. "A medida que a confiança global começa a voltar e a lembrança das crises começa a se dissipar, torna-se ainda mais importante empurrar os limites para a frente, para assegurar que os países sejam menos vulneráveis ao tipo de dinâmica de corrida aos bancos que vimos na Asia e em outros lugares", acrescentou.

Summers também afirmou que a confiança e a estabilidade foram restauradas nos países que adotaram programas recomendados por instituiçoes internacionais. "Ao mesmo tempo, medicamentos de campo de batalha sempre sao imperfeitos. Certamente há espaço para debater se as políticas apoiadas pelo FMI e pela comunidade internacional em resposta às crises foram sempre as corretas", acrescentou. Sobre o futuro, o secretário afirmou que as reformas prioritárias sao promover o "bom governo" e o envolvimento do setor privado, reduzir a vulnerabilidade às crises, promover o crescimento, reduzir a pobreza e melhorar a eficiênc ia das instituiçoes financeiras internacionais.

Ele também disse que países com regimes cambiais seguros estarao melhor equipados para enfrentar crises potenciais. Sistemas de câmbio atrelado devem ser evitados, acrescentou. "Quando a política em vigor nao for suficiente para conter um ataque a um determinável nível de taxa de câmbio, a comunidade internacional deveria ter razoes convincentes para dar um apoio excepcional ao país que quer defendê-lo", declarou Summers.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;