A CPTM é prioridade de investimentos do governo de Sao Paulo para o ano que vem e deve receber recursos diretos de R$ 568 milhoes, além de R$ 150 milhoes em operaçoes de crédito.
Segundo o presidente da CPTM, Oliver Hossepian Salles de Lima, a concessao é uma das exigências no contrato com o Banco Mundial (BID) para o financiamento de US$ 45 milhoes com contrapartida de igual valor do Estado, que ainda depende de aprovaçao do Senado.
Investimento - "Nao é incoerente investir dinheiro do Estado antes da privatizaçao", afirmou Lima. "Nesse setor, uma concessao dificilmente se sustenta em fazer investimentos e ainda arcar com custos de operaçao."
Segundo ele, é preciso partir de uma "situaçao favorecida", com os investimentos. "Ou corre-se o risco do fracasso total."
As linhas a ser privatizadas sao Jundiaí-Barra Funda; Brás-Rio Grande da Serra; Brás-Mogi das Cruzes; Brás-Sao Miguel Paulista; Linha Sul (Marginal do Pinheiros); Júlio Prestes-Itapevi; e Capao Redondo-Santo Amaro. "O trecho Brás-Barra Funda, comum a todas as linhas, será o único mantido pela CPTM, que venderá às concessionárias o direito de passagem", explicou o presidente da companhia.
Hoje, a CPTM transporta diariamente 770 mil passageiros. Até 2002, esse total deve chegar a 1,27 milhao de passageiros por dia. "Com a privatizaçao, esse número pode chegar a 2 milhoes."
Concorrência - O processo de privatizaçao começa com a contrataçao do planejamento financeiro, assim que o Senado aprovar o financiamento do BID. Essa licitaçao deve ser lançada no primeiro semestre do ano que vem. "No segundo, já seria lançada a concorrência da concessao", disse Lima.
A estimativa é que os contratos sejam assinados em 2001. As licitaçoes serao internacionais e as linhas podem ser concedidas em bloco ou separadamente. Só para o projeto de planejamento financeiro está previsto gasto de US$ 3 milhoes.
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