D+ Titulo Saúde
Fique de olho na ansiedade

Ser ansioso não é frescura; é transtorno emocional de
algo que ainda não aconteceu e que talvez nem aconteça

Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
08/04/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Sabe o frio na barriga na hora de apresentar trabalho, prestar vestibular ou encontrar alguém que gosta? É normal. Mas, atenção: quando a sensação interfere no dia a dia é sinal de alerta. Entre a infância e adolescência, 10% da população mundial pode desenvolver o transtorno de ansiedade.


Para tirar as dúvidas, o D+ conversou com Fernando Asbahr, coordenador do Programa Transtornos de Ansiedade na Infância e Adolescência do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, e com a psicóloga Lidia Weber, da Universidade Federal do Paraná:

O que é ansiedade?
É reação normal do organismo diante de qualquer situação de estresse, perigo ou desconforto. Medo e ansiedade são diferentes. Enquanto o primeiro está relacionado à ameaça concreta, a ansiedade é estado emocional de algo que ainda não aconteceu e, talvez, nem aconteça.

Quais são os sintomas?
Aumento de frequência respiratória, mão seca ou molhada, tremor, dor de barriga, dores pelo corpo, nervosismo, irritabilidade e dificuldade de concentração e para dormir.

Quando se torna excessiva?
Quando rola preocupação sem razão específica,checa o tempo todo se fez alguma coisa (como verificar se trancou a porta) ou quando dá branco total em determinadas situações, como na prova. É normal sentir tensão, mas ficar ansioso demais com atividades rotineiras é algo que precisa ser tratado.

Quais são os tratamentos?
Medicamento e/ou tratamento específico com psicólogo para que exponha o problema e consiga se adaptar às atividades.

É manisfestada a partir de qual idade?
Criança, adolescente ou adulto podem sofrer de ansiedade. Mas é na fase adulta, que mais se manifesta. Em geral, mulheres têm mais probabilidade de ter o transtorno. Não há estudos concretos, mas acredita-se que esteja ligado à produção hormonal e biológica.

Qual é a relação entre ansiedade e depressão?
A depressão é uma doença em que a pessoa se sente desanimada, triste, desmotivada com a vida em geral. Muitas vezes apresenta sintomas semelhantes ao da ansiedade como irritação, nervosismo e problemas para dormir e se concentrar. Quase metade das pessoas diagnosticadas com depressão também tem transtorno de ansiedade.

Ser ansioso pode trazer benefícios?
Um pouco de ansiedade pode até ajudar a enfrentar situações. É como se fosse um estado de alerta que prepara o corpo antecipadamente. Por exemplo, pode servir de motivação para estudar  mais para aquela prova difícil.  Se for falar em público, aproveite para treinar o texto como uma maneira de aliviar a ansiedade na hora.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;