Cultura & Lazer Titulo Agenda
Oitentão na veia

Quarteto da região Der Baum apresenta sábado ‘Guarujá Nights’, seu disco de estreia

Vinícius Castelli
22/03/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Samuel Cruz/Divulgação


 Quem vivenciou o período do gênero musical new wave, nos anos 1980, vai se lambuzar. E quem não, irá, no mínimo, parar para saber a que veio ao mundo a Der Baum. A banda da região, na luta desde 2014, apresenta seu primeiro disco, Guarujá Nights, já disponível para audição nas plataformas digitais. O show de lançamento será sábado, no Rising Power Estudios, em Santo André, a partir das 19h.

Fernanda Gamarano (guitarra e voz), Ian Veiga (teclado e voz), Vanessa Gusmão (contrabaixo e voz) e Julio César Neves (bateria e voz) aprontaram tudo com cuidado. A viagem sonora remete aos anos 1980 de início, pela capa – com elementos de pop art –, assinada pelo artista plástico de São Bernardo Daniel Melim. Com produção de Chuck Hipolitho (Vespas Mandarinas e Forgotten Boys), Guarujá Nights surpreende.

Arranjos bem elaborados promovem clima dançante logo no início, em #SemFiltro e na faixa que dá nome ao disco. A música Videocassete, com temperos pós-punk, é outra que merece destaque. Efeitos sonoros que lembram os dos jogos do videogame Atari passeiam por French Fries. E se ainda não bastar, Right Now vai fisgar de uma vez por todas. Difícil não perceber a influência de nomes como Devo, New Order, B52s, Madonna e até da brasileira Blitz.

Os músicos da Der Baum, que nasceram no fim da década de 1980, tiveram contato com o estilo musical por influencia de seus pais e irmãos que viveram a época. O tecladista Ian Veiga diz que o estilo ‘oitentista’ está mais em alta do que nunca. “Quando começamos nos agarramos a essa estética e continuamos firme. Aconteceu que, aos poucos, percebemos que os anos 1980 e 1990 estão muito em alta, tanto na música quanto na moda e mais: no estilo de edição de áudio e vídeo. O que nos faz estar muito à vontade para apresentar nosso material. Na verdade, nós quase que ditamos essa tendência por aqui.”

De anos 1980 a Der Baum tem a sonoridade, mas ao longo das dez faixas aproveita para falar de temas atuais, como relações virtuais, expectativas e frustrações do mundo contemporâneo. A ideia, segundo Veiga, surgiu pela própria temática da new wave oitentista, tanto nacional quanto internacional. “O conceito retrô futurista sempre é muito forte nesse tipo de música. E como nós estamos inseridos nesse mundo virtual e a revival dos anos 1980/1990 está fortíssima foi algo que aconteceu automaticamente.”

Der Baum – Show. Sábado, a partir das 19h. No Rising Power Estudios – Av. Cel. Fernando Prestes, 677. Santo André. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;