Cultura & Lazer Titulo
Uniao Européia acusa Microsoft de práticas monopolistas
Do Diário do Grande ABC
03/08/2000 | 13:57
Compartilhar notícia


A Comissao Européia enviou à Microsoft nesta quinta-feira um relatório oficial com suas objeçoes ao comportamento da empresa em relaçao aos concorrentes no mercado de programas para redes de computadores. O documento é considerado o primeiro passo em direçao à abertura de um processo contra a companhia de software, que atualmente está envolvida em batalha legal nos Estados Unidos para nao ser dividida em duas, como já determinou a Justiça americana.

A atitude da Comissao Européia contra a Microsoft foi tomada com base nas reclamaçoes de outra empresa norte-americana do setor de informática, a Sun Microsystems, que acusa a Microsoft de usar a liderança do sistema operacional Windows no mercado de microcomputadores para competir de forma predatória no fornecimento de programas que operam redes de servidores.

O delegado da Comissao Européia, Mario Monti, disse no relatório do órgao regulador que nao toleraria o uso da posiçao dominante de uma empresa em determinada área para realizar açoes predatórias sob o pretexto de proteçao dos direitos autorais. A comissao ainda está investigando as reclamaçoes da pequenas e médias empresas contra a Microsoft.

A empresa de Bill Gates tem dois meses para se defender das acusaçoes e a Comissao Européia promete só tomar uma decisao depois de escutá-la. Se as denúncias forem julgadas infundadas, o órgao regulador poderá infligir multas às empresas que acusam a Microsoft de práticas predatórias.

Entretanto, segundo o relatório enviado pela Comissao Européia, foram apresentadas fortes evidências de que a Microsoft nao cumpre a determinaçao de fornecimento de informaçoes sobre a interface do Windows para impossibilitar os concorrentes de tornar seus sistemas compatíveis com este sistema operacional.

Acredita-se também que a empresa forneceu dados apenas para alguns dos seus concorrentes, em atitude parcial e discriminatória, recusando-se claramente a oferecer as mesmas informaçoes para outros competidores como a Sun MicroSystems.

A reclamaçao inicial contra a Microsoft foi realizada em outubro de 1998, quando a Sun requereu informaçoes sobre o Windows 95, 98 e NT 4.0. Em várias outras queixas realizadas desde dezembro do mesmo ano, a Sun afirmava que a Microsoft é obrigada a liberar estas informaçoes em virtude da sua posiçao dominante no mercado. Quando a empresa lançou o Windows 2000 em fevereiro deste ano, a Sun disse que era o ponto máximo da estratégia de sonegaçao de informaçao da empresa para colocar seus concorrentes em situaçao difícil no mercado de software.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;