Automóveis Titulo
Renault quer 8% do segmento de furgões
Adriana Mompean
Do Diário do Grande ABC
30/04/2002 | 18:15
Compartilhar notícia


O lançamento do furgão de grande porte Renault Master, primeiro modelo a ser produzido na fábrica de utilitários do Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), acirra ainda mais a disputa no segmento, que inclui Mercedes-Benz Sprinter, Fiat Ducato, Iveco Daily e os importados Kia Besta/Bongo, Citroën Jumper e Peugeot Boxer. A expectativa da montadora é atingir 8% do mercado em 2002, 18% em 2003 e 19% em 2004.

O Master estará disponível como furgão em duas configurações – L1H1 de 8 m³ de volume útil e L2H2 de 10,8 m³. A partir de setembro, a montadora passa a oferecer também o minibus L2H2 para 16 pessoas. No primeiro semestre de 2003 serão lançados os furgões L1H2 de 9,1 m³ e L3H2 de 12,6 m³. Em seguida, é a vez do modelo chassi-cabine chegar ao mercado.

Segundo a montadora, o projeto do Master levou em conta o bem-estar do motorista, já que a Renault desenvolveu um interior semelhante ao de um carro de passeio. O conforto do motorista e de eventuais passageiros é garantido por estribos baixos, soleiras a apenas 439 mm do solo, portas amplas e de grande abertura, posto de direção otimizado com banco de encosto reclinável, assento regulável em altura, direção hidráulica e vidros e espelhos retrovisores externos com opção de comando elétrico, entre outros itens.

A segurança passiva é baseada num conjunto de características que incluem estrutura de deformação programada, sistema anti-intrusão das rodas dianteiras no fosso dos pés, barras laterais e grade tubular de proteção para o motorista contra deslocamentos de cargas em colisões. Além disso, o furgão também conta com cintos de segurança de três pontos, apoios de cabeça nos três bancos e air bag de 45 litros opcional para o motorista.

A versão de entrada L1H1 tem motor 2.8 diesel aspirado, enquanto a versão L2H2 possui motor 2.8 dTi turbodiesel de injeção direta e intercooler.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;