Esportes Titulo Futebol
Com vizinhas representadas, Ribeirão sonha em ter time

Cidade diz ter estrutura e pessoal para ingressar no futebol profissional, mas admite: realidade é outra

Por Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
05/03/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


 O Grande ABC ganhou recentemente mais dois times profissionais de futebol, casos de Mauá FC e Andreense FC. Ambos, entretanto, chegaram para dividir espaço com os tradicionais Grêmio Mauaense e Santo André. Enquanto isso, uma cidade da região sonha em figurar profissionalmente no esporte mais popular do País. Ainda mais tendo um dos principais jogadores da Seleção Brasileira nascido no município. Ribeirão Pires, terra natal do meio-campista Willian (do Chelsea), e seus 120 mil habitantes almejam ter uma equipe. No ano passado, chegou a flertar para ser nova casa do CAD (Clube Atlético Diadema) – sem espaço e apoio em seu município –, mas a verdade é que a vontade está longe da realidade.

E o motivo principal é falta de dinheiro. Isso porque apenas para filiar-se à Federação Paulista de Futebol, por exemplo, o novo clube teria de desembolsar R$ 800 mil. “Temos como receber, temos como ajudar com profissionais, staff, temos atletas que têm interesse também. Enfim, estamos de braços abertos. Mas quem manda são os patrocinadores. Infelizmente, a única forma de profissionalizar o futebol aqui é assim”, apontou o secretário de Esporte e Lazer, Eduardo Iuquio Ywasaki. “A gente precisaria de investimento externo, não adianta. Sempre vamos depender de olhar carinhoso de empresa vir para Ribeirão Pires e fazer aporte. Temos campos bons, profissionais. O que falta é um clube ou empresa que banque essa parte. Para se inscrever é caro. Se não for dessa forma, em parceria... Se vier, a gente segura a onda”, emendou o titular da Pasta.

Por conta do imbróglio do fim da parceria entre CAD e Prefeitura de Diadema em 2017, representantes e patrocinador do Imperador procuraram e visitaram a Estância Turística. Mas ficou nisso. “O assunto veio com tudo, pessoal da cidade ficou animado, mas a conversa não desenvolveu e esfriou”, contou o secretário. “Não só Ribeirão, mas tivemos vários convites para nos mudarmos”, pontuou o presidente da equipe diademense, Jackson Carvalho.

PROJETO SOCIAL

Se o futebol profissional ainda não é realidade, Ribeirão Pires busca dar oportunidade às crianças. Em parceria com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol), que custeia integralmente o projeto, dá espaço a 265 crianças em ação denominada Gol do Brasil, que oferece curso da modalidade no Centro Esportivo Municipal Vereador Valentino Redivo, na Vila Gomes.

“Queremos ampliar o número de vagas e chegar as 300 crianças carentes atendidas. Vamos manter o projeto com qualidade, que é nosso compromisso com a CBF”, declarou Eduardo Iuquio Ywasaki, que deseja ver o ribeirão-pirense Willian como embaixador do projeto. “Está encaminhado para que num futuro próximo venha conhecer de perto e utilizar a imagem dele a incentivar as crianças daqui”, concluiu.

 

Eventos de motociclismo e pedestrianismo na agenda

Destino bastante procurado por jipeiros e trilheiros por conta dos terrenos e paisagens propícios e desafiadores, Ribeirão Pires receberá dois eventos de motociclismo nas próximas semanas. Dia 11, dando início às comemorações do aniversário de 64 anos do município, sediará a Copa Brasil EFX Mulher, enquanto em 8 de abril terá o Enduro FIM, com competidores até mesmo de fora do País.

Além disso, duas provas de pedestrianismo acontecerão pelas vias municipais. A primeira, também em celebração ao 64º ano, enquanto a outra, no segundo semestre, durante o Festival do Chocolate, a Choco Run.

As inscrições de ambas estão abertas a participantes de todo o País. “A gente até prioriza isso por conta do turismo esportivo. Temos de aliar o esporte ao turismo, já que somos Estância Turística”, explanou o secretário de Esporte e Lazer, Eduardo Iuquio Ywasaki, que tem em vistas trazer também eventos náuticos e de automobilismo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;