Automóveis Titulo O piloto sumiu
O piloto sumiu
Nilton Valentim
02/03/2018 | 07:52
Compartilhar notícia
Divulgação


Pelo aplicativo do smartphone o cliente pede a pizza e espera a entrega. Minutos depois ela chega a bordo de um carro sem motorista. Da mesma forma chega o produto adquirido em site de compra. Coisa do futuro? Não para quem mora na região da Grande Miami (Miami-Dade), onde a Ford realiza testes para implantação de serviço completo de veículos autônomos em um dos cinco centros urbanos mais movimentados dos Estados Unidos.

A iniciativa é composta por várias ações, inclusive parcerias com a rede de pizzarias Domino’s e com a Postmates, empresa de entregas de encomendas e correspondências. A ideia, neste caso, é medir como clientes e funcionários interagem com um veículo completamente autônomo na realização das atividades.
“Esta é a primeira vez que estamos implantando a tecnologia de carros autônomos para futuro uso comercial”, diz Sherif Marakby, vice-presidente de veículos autônomos e eletrificação da Ford. “Este é realmente o primeiro passo para a sua comercialização.”

A iniciativa se associa a um grande laboratório de testes para que tal proposta seja levada a outras cidades do planeta. A grande variedade de opções de transporte e movimentação de pessoas e mercadorias cria um ambiente de aprendizado desafiador para a tecnologia. Além disso, as condições climáticas do Sul da Flórida são especialmente favoráveis ao estágio atual da tecnologia.

Os testes são conduzidos pela empresa de inteligência artificial Argo AI, principalmente em Pittsburgh e na área de Detroit. Agora, está expandindo para Miami, onde a Argo AI já tem uma nova frota de veículos mapeando as ruas e coletando dados.

Outra iniciativa inédita da Ford, dentro do plano, é a criação do primeiro terminal de operações de veículos autônomos em Miami. Instalado próximo ao Centro da cidade, ele servirá de base para o gerenciamento, limpeza, manutenção e guarda da frota, além de concentrar todas as informações baixadas dos veículos.

No fim do ano, a Ford planeja anunciar outras cidades parceiras nos testes de carros autônomos. (com Agências) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;