Economia Titulo Acerto de contas
Começa hoje prazo para declarar o IR

São esperados 642 mil documentos do Grande ABC; período termina em 30 de abril

Flavia Kurotori
Do Diário do Grande ABC
01/03/2018 | 07:28
Compartilhar notícia
EBC


A temporada para entregar a declaração do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) 2018 começa hoje. Estão obrigadas a declarar pessoas cujos rendimentos tributáveis ultrapassaram R$ 28.559,70 no ano passado. Vale lembrar que a Receita Federal espera receber 642 mil documentos dos moradores do Grande ABC.

Neste ano, a principal mudança é a obrigatoriedade do fornecimento do número de CPF de dependentes a partir de 8 anos – até 2017, a requisição era para crianças maiores de 12 anos – e, a partir de 2019, será exigido a partir do nascimento. Para especialistas, a alteração visa evitar omissão de informações.

Também serão incluídos campos para acréscimo de informações complementares relacionadas a algum tipo de bem. No caso de imóveis, por exemplo, serão solicitados como data de aquisição, área da unidade, registro de inscrição no órgão público e registro no cartório. Para veículos, o número do Renavam será pedido e, no caso de contas-correntes e aplicações financeiras, o CNPJ da instituição financeira. Embora tais informações não sejam compulsórias em 2018, no próximo ano o contribuinte será obrigado a fornecê-las.

Outra novidade é que os dados podem ser enviados pelo aplicativo Meu Imposto de Renda e pelo sistema e-CAC (Central Virtual de Atendimento), disponíveis para download no site da Receita Federal. Nestas modalidades, as informações ficam armazenadas para declarações futuras, sendo necessária apenas sua atualização.

É importante destacar que, hoje, o processamento dos dados leva cerca de três dias. Assim, caso haja alguma pendência ou correção, ela pode ser resolvida pelo aplicativo ou portal e-CAC, desde que ainda esteja dentro do prazo, que termina em 30 de abril. Do mesmo modo, também é possível alterar a forma da declaração da simples para a completa.

Caso seja feita doação para entidades ou fundos vinculados ao governo até o fim do período, pode ser deduzidos até 3% no valor a pagar do IR ou melhorar a quantia a ser restituída.

Para declarar, é necessário ter em mãos documentos relacionados aos rendimentos do ano passado, tais como de empresas onde trabalhou, venda ou aquisição de bens, além de serviços prestados e ganhos com aluguel. Ainda, comprovantes de gastos com Educação e Saúde para abatimento, lembrando que a dedução escolar por dependente é de R$ 2.275,08.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;