Internacional Titulo
Espanha: especialistas encontram mais 3 rachaduras no Prestige
Do Diário OnLine
Com Agências
09/12/2002 | 17:05
Compartilhar notícia


O governo espanhol, que criou uma comissão para determinar se ainda há vazamento de óleo no petroleiro Prestige, anunciou nesta segunda-feira que a embarcação tem mais três rachaduras a mais em seu casco.

Vinte e seis dias após o naufrágio do petroleiro liberiano, carregado inicialmente com 77 mil toneladas de combustível, o ministério da defesa espanhol mobilizou 7 mil efetivos das Forças Armadas na Galícia, cujos habitantes temem a chegada de uma terceira maré negra.

O primeiro vice-presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, anunciou em uma coletiva que o navio francês Nautile detectou três novas rachaduras no Prestige, que está a 3,5 mil metros de profundidade.

Em Barcelona, o ministro espanhol de ciência e tecnologia, Josep Piqué, comunicou a criação de uma comissão científica que determinará a quantidade de óleo que pode sair dessas rachaduras.

"Se o óleo não se solidificar a 3,5 mil metros de profundidade, como aparentemente mostram as imagens do Nautile, vamos ver que recursos colocaremos à disposição para minimizar o impacto de um novo vazamento", disse Piqué.

Segundo a imprensa espanhola, ainda há cerca de 50 mil toneladas de óleo dentro do petroleiro.

Especialistas independentes e entidades ecológicas compararam o impacto sócio-econômico da catástrofe do Prestige ao do petroleiro Exxon Valdez, que em 1989 derramou no Alasca 50 mil toneladas de combustível.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;