Internacional Titulo
Explosao deixa um morto e 20 feridos no Paquistao
Do Diário do Grande ABC
06/12/2000 | 13:07
Compartilhar notícia


Uma pessoa morreu e 20 ficaram feridas nesta quarta-feira na explosao de uma bomba numa via pública em Muzaffarabad, na capital da Cachemira administrada pelo Paquistao, segundo a polícia.

Altos oficiais disseram suspeitar que agentes tenham plantado a bomba numa tentativa de estragar as iniciativas paquistanesas de estabelecer a paz na fronteira.

O chefe da Polícia na cidade, Raja Abdur Razaq, disse que os estilhaços da bomba atingiram a carroça de um vendedor e danificaram várias lojas ao redor.

Testemunhas afirmam que a bomba explodiu debaixo da carroça que estava parada no local recolhendo doaçoes para um grupo muçulmano que luta pela independência na Cachemira controlada pela India.

Médicos do principal hospital da cidade disseram que várias pessoas apresentam ferimentos graves e pelo menos uma teve as pernas amputadas. A polícia disse que o objetivo do atentado é espalhar o pânico entre a populaçao local.

O ministro Ishaq Zafar culpou a Agência de Inteligência da India (RAW) pelo atentado. ``Nós condenamos a explosao. O atentado foi realizado pela RAW porque a India é contra a criaçao de um ambiente para um acordo de paz na Cachemira', disse Zafar.

A índia ofereceu um acordo de cessar-fogo sem precedentes para os grupos de militantes muçulmanos contrários à soberania indiana na Cachemira, no início da semana passada, quando começou o mês sagrado islâmico do Ramada.

Mas os militantes rejeitaram o armistício e continuaram a atacar. A Cachemira está dividida entre India e Paquistao e é reclamada em sua totalidade por ambos países. Os vizinhos rivais já travaram duas guerras por causa disso e um conflito sangrento eclodiu na fronteira no ano passado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;