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Atrasou o voo. E agora?

Anac recomenda que passageiros cobrem o cumprimento de protocolos pelas companhias aéreas

Vanessa Soares Oliveira
22/02/2018 | 07:00
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Divulgação


 Você passa meses na contagem regressiva para a tão esperada viagem de férias. Malas feitas, passagens aéreas em mãos, tudo pronto para embarcar no avião e desfrutar do tão sonhado descanso. Então, quando chega no aeroporto, se depara com enormes filas no check-in e no quadro de chegadas e partidas aquele anúncio que ninguém gosta de ler: voo atrasado. O que

Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), os atrasos são considerados um dos maiores problemas enfrentados pelos viajantes. Os motivos para isso acontecer vão desde tráfego aéreo, problemas técnicos, condições meteorológicas impróprias ou até mesmo o próprio passageiro, que, depois de realizar o check-in e despachar as bagagens, não comparece no portão de embarque.

Para evitar transtornos e resguardar o cliente caso ele tenha que recorrer aos direitos, a Anac desenvolveu série de protocolos que devem ser seguidos pelas companhias aéreas para minimizar os transtornos.

Para começar, os passageiros precisam ser avisados a cada 30 minutos sobre o status dos voos e, em caso de cancelamento, a informação deve ser repassada imediatamente. Dependendo do tempo de espera, as empresas são obrigadas a fornecer, gratuitamente, assistência material como acesso à internet, telefone e alimentação por meio de voucher.

Se o atraso ultrapassar quatro horas é obrigação oferecer reacomodação – em caso de pernoite no aeroporto –, reembolso integral do bilhete e outra modalidade de transporte, conforme escolha do próprio passageiro.

Especialistas indicam ainda que o viajante confira com antecedência no site da empresa e no e-mail cadastrado no ato da compra da passagem se não houve alterações nos voos, além de chegar com antecedência no aeroporto e ficar atento aos painéis informativos, como medidas preventivas que podem evitar atraso por parte dos passageiros.

Outra dica é optar por voos diretos. Caso não seja possível, é importante que exista um intervalo adicional entre os voos, o que ajuda a reduzir a possibilidade de perder o embarque do próximo trecho.




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