Cultura & Lazer Titulo Talento
Pontilhados do fotobordado

Técnica usada pelo fotógrafo Nario Barbosa será ensinada em oficina no Sesc Santo André

Daniela Pegoraro
Do Diário do Grande ABC
16/02/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


 Fotografia e costura se misturam para muito além dos cliques nas passarelas das badaladas semanas de moda pelo mundo. Quem quiser ver a junção das duas técnicas de perto poderá participar de oficinas gratuitas no Sesc Santo André.

O local sedia aulas de fotobordado em 3 e 4 de março, das 14h às 17h, ministradas pelo fotógrafo Nario Barbosa, do Diário. As inscrições começam a partir do dia 22 e podem ser realizadas pelo site www.sescsp.org.br/festa. As vagas, no entanto, são limitadas. São 15 para cada dia.

As oficinas, que já foram ministradas por ele dentro do Sesc Belenzinho, fazem parte da programação do FestA! – Festival de Aprender. O evento vai contar com mais de 500 atividades de costura, bordado, desenho, pintura, artes gráficas, audiovisual, games e fabricação digital nas 39 unidades da instituição em São Paulo.

Para participar, o único requisito é ter mais de 16 anos. Fora isso, não é preciso ser fotógrafo nem mesmo saber bordar. Os materiais utilizados – agulhas, linhas e isopor – serão fornecidos pelo próprio Sesc. As fotografias, de autoria de Nario Barbosa, foram ampliadas em papel fotográfico.

Não existe uma regra a ser seguida. O participante pode escolher a imagem que preferir e bordá-la da maneira que achar melhor. De acordo com Nario Barbosa, o intuito da aula não é o de ensinar a como bordar e, sim, o de liberar a criatividade por meio do artesanato. É quase uma ‘terapia’. “A ideia é de colocar a mão na massa, não é algo que você faz pelo Photoshop”, explica o artista.

Nario Barbosa conta que trabalha com o fotobordado há mais de 20 anos em registros que captura durante as idas e vindas nas pautas jornalísticas. A arte em questão é trazida da cultura nordestina da família dele. “Minha mãe e minha avó são do Sergipe, onde o ponto-cruz é muito divulgado e até mesmo vendido para os outros Estados. Resgato esse trabalho, que está se perdendo, para as minhas fotografias de rua”, diz.

Seu trabalho autoral com fotobordado, inclusive, está para ganhar neste ano uma exposição individual na Galeria OMA, em São Bernardo. A data exata da mostra, contudo, ainda não foi divulgada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;