Nacional Titulo
Brasil produzirá remédio que combate o Mal de Chagas
Da Agência Brasil
14/04/2003 | 16:41
Compartilhar notícia


O governo brasileiro conseguiu quebrar a patente do Benzonidazole, único medicamento disponível contra o Mal de Chagas, doença que ataca cerca de 12 milhões de pessoas na América Latina, mais de cinco milhões somente no Brasil.

A doença mata por ano cerca de seis mil brasileiros, por isso, só no ano passado, o país comprou quase 70% da produção mundial do medicamento. O Ministério da Saúde estuda o melhor local para instalar a fábrica que irá produzir o medicamento, fabricado pela multinacional Roche.

Há dez dias, o senador Tião Viana (PT-Acre) recebeu, na Suíça, a patente do Laboratório Roche. Para ele, o Brasil passa por uma oportunidade ímpar, "que é um ato de solidariedade da Roche mundial, através da divisão da América Latina, cedendo pela primeira vez na história a patente desse medicamento para o Brasil".

Segundo explicou o senador, que também é médico, o medicamento é o único que trata a forma aguda da doença e pode ser usado por crianças e jovens. A doença foi descoberta no início do século passado pelo cientista brasileiro Carlos Chagas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;