Cultura & Lazer Titulo
Novo centro cultural é aberto em SP
Mario Gioia
Da Redaçao
06/11/1999 | 16:47
Compartilhar notícia


O Centro de Sao Paulo ganhará um novo espaço cultural, com inauguraçao prevista para outubro do ano que vem. Na esquina das ruas Alvares Penteado e Quitanda, área na qual se concentram várias instituiçoes financeiras, será instalado o Centro Cultural Banco do Brasil de Sao Paulo.

  O local sediou a primeira agência do banco na capital paulista, inaugurada em 1927, e é mais um dos projetos de revitalizaçao da área central da cidade. Estao previstos espaço para exposiçoes de artes plásticas, um teatro, um auditório, uma sala de informática, um cybercafé e um restaurante.

  "O perfil do local é semelhante ao nosso espaço no Rio de Janeiro, apesar de ter área menor. Também devemos manter a política de trazer eventos artísticos importantes e de se tornar um centro com multiplicidade de linguagens, além de combater a degradaçao do Centro Velho", afirma o coordenador da implementaçao do espaço paulista, Carlos Frederico Vieira, 38 anos.

  O projeto de restauraçao está a cargo do arquiteto Luís Teles, foi aprovado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de Sao Paulo) e está orçado em R$ 7 milhoes.

  Iniciado na virada do século, o prédio de cinco andares tem fachada datada de 1901, com arquitetura eclética na parte externa e neoclássica no interior, de autoria de Hippolyto Pujol Júnior, e estava desocupado desde 1996. "Entre as preciosidades, temos um mosaico em perfeito estado de conservaçao, balcoes de madeira trabalhada, clarabóia, grades e parapeitos de material nobre."

  Dez anos - No Rio de Janeiro, o centro cultural já completou dez anos de existência e é um dos espaços cariocas mais ativos. O CCBB está situado na rua 1º de Março e integra um quarteirao no Centro da cidade com outros centros culturais importantes, como a Casa França-Brasil e o Espaço Cultural dos Correios. Projeto de Joaquim Bethencourt, discípulo de Grandjean de Montigny, o prédio foi inaugurado em 1906.

  Atualmente, o centro abriga uma grande exposiçao do papa da pop art, Andy Warhol (leia reportagem ao lado). Antes disso, o CCBB abrigou artistas espanhóis como parte do megaevento Rio Gravura. Filmes participantes do Festival do Rio 99, maior mostra de cinema do país, também foram exibidos na sala do local.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;