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Captiva AWD é boa opção
Sueli Osório
Do Diário do Grande ABC
17/12/2008 | 07:09
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Desempenho, espaço e nível de equipamentos, além do preço atraente (R$ 101.850 para a versão de tração integral), são os principais trunfos do utilitário esportivo Chevrolet Captiva Sport. Justamente por reunir essas qualidades o modelo, lançado no final de agosto, alcançou a marca de 1.502 unidades comercializadas em novembro, totalizando, desde o início das vendas no Brasil até o final do mês passado, 3.517 veículos emplacados, segundo os dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

O que mais empolga no Captiva é seu motor. O HFV6 Alloytec, como é chamado, com 3,6 litros e seis cilindros em "V", entrega nada menos que 261 cv de potência a 6.500 rpm e torque de 32,95 mkgf a 2.100 giros.

Com toda essa força e potência, o modelo responde rapidamente às pisadas no acelerador, proporcionando saídas ágeis e boas retomadas, quando necessário. A transmissão é automática de seis velocidades e tem a opção de trocas seqüenciais.

Ao circular pela cidade, o SUV chama a atenção por suas linhas robustas, mas ao mesmo tempo refinadas. Ao encarar a terra, o modelo avaliado, com tração integral (AWD) se sai bem, deixando o veículo sempre muito à mão do motorista. Em condições normais de uso, o sistema faz com que a tração seja distribuída pelas quatro rodas conforme a necessidade.

O modelo conta com altura mínima do solo de 20 centímetros, ângulo de ataque de 18,2° e de saída de 22,7º.

Para o conforto do motorista, o volante abriga comandos como o controle giratório do volume e o do controlador de velocidade. O display de informações mostra a temperatura externa e bússola.

O painel de instrumentos informa sobre o monitoramento de pressão dos pneus, sensor de passageiro no banco dianteiro e se o sistema de controle de tração e o programa de controle de estabilidade (ESP) estão funcionando.

O ESP administra outros sistemas, como o ABS e o controle de tração, que evita que as rodas deslizem durante uma aceleração brusca. Ele melhora a estabilidade do veículo em situações críticas, como trafegar sobre pisos escorregadios ou realizar curvas sinuosas em alta velocidade. Para completar, há seis air bags - dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina - e apoios de cabeça dianteiros ativos, que se movimentam para a frente no caso de colisão traseira, para aliviar o impacto no pescoço dos ocupantes.

NÚMEROS
Preço - R$ 101.850
Motor - 3.6 V6 a gasolina
Potência - 261 cv a 6.500 rpm
Torque - 32,95 mkgf a 2.100 rpm
Velocidade máxima - 260 km/h (limitada eletronicamente)
Aceleração de 0 a 100 km/h - 8,5 segundos
Transmissão - Hydramatic - HMD 6T70
Automática de seis velocidades com duas programações (automática e manual)
Comprimento - 4,57 metros
Altura - 1,70 metro
Distância entre eixos - 2,70 metros
Peso - 1.850 quilos

 




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