Nacional Titulo
Laudos apontam baixa contaminação em Bauru
Do Diário OnLine
06/06/2002 | 17:50
Compartilhar notícia


Dois laudos, expedidos nesta quinta-feira pela Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e pelo Centro Tecnológico Falcão Bauer, de São Paulo, indicaram baixa contaminação por chumbo nas amostras recolhidas ao redor do setor metalúrgico da empresa Ajax em Bauru, no interior de São Paulo.

Os exames foram feitos em duas amostras colhidas pela Cetesb, que cedeu parte do material a pedido da empresa. O laudo oficial da Cetesb deve ser divulgado nos próximos dias.

Segundo os documentos divulgados nesta quinta, há de 5,27 a 91,71 miligramas de chumbo por quilo de material analisado – índice abaixo dos 350 miligramas definidos como valor básico de contaminação pelo Relatório de Estabelecimento de Valores Orientadores para Águas Subterrâneas e Solos, utilizado pela Cetesb.

Além do resultado das análises, a empresa divulgou ainda que conseguiu cassar a liminar expedida pelo Tribunal de Justiça do Estado que interditava preventivamente a área da metalúrgica.

A Ajax garante que está atendendo às exigências da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) e só deverá operar depois da aprovação do órgão ambiental. Os diretores da empresa entregaram os documentos à Câmara Municipal de Bauru, afirmando que os números afastam as hipóteses de remoção da população da área, de aproximadamente 5 mil habitantes.

Uma comissão, integrada por representantes da Saúde Pública, Prefeitura, Câmara, Ministério do Trabalho, entidades de classe e ambientais, aguarda os laudos da Cetesb para definir seus próximos passos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;