Turismo Titulo Minha Viagem
Surpreenda-se com Burgos

A 244 quilômetros de Madri, cidadela espanhola atrai pela arquitetura charmosa e outros atrativos

Marcela Munhoz
08/02/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Arquivo pessoal/Valmir de Moraes Mello


 Viajar é trazer na mala uma surpresa a cada destino. Por isso, recomenda-se, vez ou outra, optar por um novo roteiro, sair um pouco do ‘convencional’. Foi o que aconteceu com o jornalista Valmir de Moraes Mello, 23 anos (foto no detalhe). Ele acabou indo estudar Ciências Sociais na Universidade de Burgos entre setembro de 2016 e fevereiro de 2017. Apesar de simplesmente sequer saber da sua existência, acredita ter sido uma das melhores oportunidades. Burgos é município da Espanha da comunidade autônoma de Castela e Leão. Possui pouco mais de 170 mil habitantes e área de 108 quilômetros quadrados. É conhecida por suas ruelas, cafés e monumentos. Confira o que o comunicador achou da experiência:

“Existem inúmeras possibilidades quando se pensa em viagem de turismo ou intercâmbio. A Espanha, por exemplo, é sinônimo de ‘sonhos’ porque abriga Madri e Barcelona. E não tem jeito: as cidades surgem como primeiras opções. Comigo não foi diferente. Ganhei uma bolsa de estudos na Espanha e logo pensei nas grandes cidades, mas fui direcionado para uma que mal conhecia: Burgos. Burgos é cidadela localizada ao Norte da Espanha e endereço de uma das catedrais mais famosas do país (dedicada à Virgem Maria). Durante alguns anos, foi reconhecida também como o principal destino gastronômico espanhol. Essas são as informações que se encontra ao dar a famosa ‘googlada’. E, de fato, não há nenhuma mentira.

Mas, depois de morar seis meses com os burgalesos, descobri uma cidade muito mais charmosa e romântica. Tomada por vielas feitas de pedras com surpresas a cada 50 metros, tem arquitetura história encantadora. Nevascas e chuvas constantes, junto com o cinza da cidade, embalam a busca por cafés acompanhados por churros irresistíveis. Os estabelecimentos ficam escondidos no Paseo de Marceliano Santa Maria, acompanhados de um paisagismo arrebatador e hipnotizante, podendo ser observado dos lindos coretos que tomam os espaços.

Há poucos metros de lá, o Arco de Santa Maria nos recepciona e apresenta a irreverente Plaza de Rey San Fernando junto à majestosa Catedral de Burgos, construída nos moldes do padrão gótico francês em 1221. Mas o encantamento ainda acompanha o viajante pelas pequenas passagens, ruelas e degraus atrás da Catedral. Ali, está o caminho para o Mirador del Castillo, de onde é possível ter visão completa de toda a cidade, mostrando sua exuberância e riqueza. O destino ainda oferece a possibilidade de um jantar nas alturas, com vista impossível de descrever.

Além das compras em endereços como Calle de Vitória, os restaurantes escondidos na Calle Paloma e Calle Sombrereria, e das incríveis histórias espalhadas em cada metro quadrado desta cidade, Burgos arranca suspiros dos que buscam por aventuras a romances, oferece banquetes ao paladar e aos olhos e deixa saudades em todos os corações. A dica é procurar por seus próprios tesouros escondidos.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;