Economia Titulo Amanhã
IPEM-SP realiza plantão de taxímetro no Grande ABC

Profissional que precisa validar instrumento após mudança de veículo, troca ou reparo deve ir

Da Redação
06/02/2018 | 07:23
Compartilhar notícia


Taxistas que atuam no Grande ABC podem consultar no site do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) - www.ipem.sp.gov.br - as datas dos plantões de taxímetro. A próxima ação ocorre amanhã, a partir das 9h, sendo o ponto de partida na Rua Ibirapitanga, altura do número 710, Vila Pires, em Santo André. A verificação anual é obrigatória a todas as categorias de táxi. No caso dos plantões, somente os taxistas que precisam validar o instrumento após mudança de veículo, troca ou reparo do taxímetro devem comparecer.

Os profissionais autuados por trafegar com o taxímetro irregular têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. As multas podem variar de R$ 500 a R$ 5.000, dobrando em caso de reincidência.

Para agendar o atendimento é necessário acessar o site do Ipem-SP e emitir a GRU (Guia de Recolhimento da União) para o pagamento da taxa de verificação. Sem o agendamento on-line e a taxa quitada, o atendimento não é realizado. Na data da verificação, o taxista ou responsável pelo veículo deve apresentar os seguintes documentos: alvará de estacionamento fornecido pela Prefeitura; certificado de propriedade do veículo; certificado de verificação do Ipem-SP, referente ao último exercício; GRU quitada; comprovante de endereço e guia de serviço fornecida por oficina credenciada pelo instituto.

Mais informações podem ser obtidas pelo 4426-7333 ou na sede da delegacia de ação regional em Santo André, na Rua Atibaia, 390, Valparaíso.

Para identificar se o taxímetro foi verificado, o consumidor deve observar a existência do lacre amarelo, que impede o acesso à regulagem do aparelho, e do selo do Inmetro com a frase “verificado até 2019”. Caso esteja rompido, não se deve aceitar a corrida. Para denunciar, ligue 0800 013 05 22 ou mande e-mail ouvidoria@ipem.sp.gov.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;