Embora tenha atuado em todas os setores da publicidade, Ribeiro ficou mais conhecido pela maestria na área de planejamento. Segundo Washington Olivetto, que trabalhou com o publicitário no início de carreira, receber um planejamento de Ribeiro era como "ganhar" uma campanha praticamente pronta. "Bastava ler o que ele havia escrito para achar o caminho a seguir. Isso porque, além de um grande planejador, era também um excelente redator."
Olivetto afirma ainda que, ao lado dos fundadores da DPZ - Roberto Duailibi, Francesc Petit e José Zaragoza -, Ribeiro foi a pessoa que mais lhe ensinou profissionalmente. "Quando decidi deixar a DPZ para montar a minha própria agência, a W/Brasil, o Júlio foi a primeira pessoa a me dar um telefonema de apoio", lembrou.
Segundo Olivetto, trata-se de uma grande perda para a publicidade brasileira. "Diria que, sob o ponto de vista do talento e do comportamento, a publicidade brasileira está precisando - e muito - do Júlio Ribeiro."
O presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), Mário D?Andrea, disse que o mercado publicitário perdeu um de seus maiores criadores. "Júlio Ribeiro mostrou que o profundo conhecimento dos seres humanos leva ao sucesso com os consumidores."
Empreendedor. No mercado há 38 anos, a Talent foi a agência responsável por campanhas como Não é assim uma Brastemp, Bonita camisa, Fernandinho (da finada US Top) e Pergunta lá no Posto Ipiranga.
O publicitário e a Talent também atenderam a conta do Estadão, entre 1992 e 2009, com trabalhos como Cara de Conteúdo e O Jornal que Pensa ?Ão?. "As campanhas de Júlio Ribeiro para o jornal estão entre as mais icônicas da publicidade brasileira", afirmou ontem o diretor de marketing do Grupo Estado, Marcelo Moraes.
Ribeiro trabalhou na Talent até dezembro de 2014. Poucos meses depois, em 2015, voltou a empreender, fundando uma nova empresa, a JRP - Júlio Ribeiro Planejamento.
Ao longo de sua carreira, Ribeiro recebeu o prêmio "Líder Empresarial" do extinto jornal Gazeta Mercantil durante quatro anos consecutivos. Também por quatro anos ganhou o prêmio Caboré, considerado o mais importante da propaganda brasileira. Em 2012, recebeu da Abap o prêmio "Ícones da Comunicação". Foi autor de seis livros sobre técnicas de publicidade e marketing.
"Nós, colegas de Júlio Ribeiro na Talent, lamentamos profundamente o seu falecimento. Júlio Ribeiro é um dos pilares de um mercado publicitário sério, especialista, ético e criativo. Suas palavras e atos serão ouvidos para sempre", afirmou, em nota, a Talent Marcel. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
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