Automóveis Titulo Seguro automotivo
Seguro automotivo: conheça os fatores que influenciam no preço da apólice

Seguradoras fazem material para quem quer fechar negócios econômicos e entender como funciona a conta

Da Redação, com assessoria
Do Garagem360
01/02/2018 | 07:20
Compartilhar notícia


O valor de um plano de seguro automotivo é definido por uma série de variáveis, como modelo do veículo, tipo de condutor e necessidades como guincho e carro reserva. O Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre preparou um material para quem quer fechar negócios econômicos e entender como funciona a conta para chegar ao preço final da apólice.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

 “O preenchimento correto dos dados cadastrais é fundamental para a precificação, que é uma junção do perfil do cliente, das estatísticas sobre o carro e da escolha do pacote de coberturas”, explica Glaucio Toyama, diretor de produto de automóvel do Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre

Ao cotar uma apólice de seguro automotivo, o cliente deve incluir seus dados que serão calculados com as demais informações solicitadas. Portanto, é necessário apontar, além de idade, sexo e estado civil, se possui filhos, funcionários ou se reside com condutores menores de 26 anos que possam utilizar o veículo.

Toyama explica que o perfil do condutor vai além da idade e é um fator importante. “De acordo com o nosso banco de dados, avaliamos os possíveis riscos do cliente, incluindo as estatísticas que envolvem sua faixa etária, mas também a região de residência e de trabalho, além do tipo de uso do veículo, que pode ser de passeio ou comercial”.

Qual é o impacto do índice de roubo de veículos? 

Uma dúvida comum dos consumidores é o efeito da violência na cotação de determinados modelos. A definição do preço inclui o valor da tabela FIPE do automóvel (considerando ano e modelo) e a probabilidade de riscos do modelo. “A ocorrência de roubos é apenas uma das variáveis da composição do valor do seguro. Também é considerado o custo de eventual reparo em caso de colisão e outros fatores”, complementa o diretor.

Escolha das coberturas: decisão que auxilia na economia

A principal dica para adquirir um contrato com preço justo é optar por itens adequados ao seu estilo de vida. “Se o cliente possui apenas um veículo, em caso de colisão que deixe o automóvel indisponível, a inclusão do carro reserva pode ser uma opção mais econômica que o aluguel de um modelo”, sugere o especialista.

O guincho também é uma cobertura que pode apoiar motoristas que percorrem longas distâncias. Normalmente, a quilometragem do guincho é limitada. Entretanto, se a pessoa percorre longas distâncias com frequencia, talvez seja mais vantajoso optar por planos ilimitados. Para saber se vale a pena, basta comparar o preço do serviço com a diária de reboque particular.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;