Cena Política Titulo
Roncon e o cavalo de aço em Ribeirão
Raphael Rocha
01/02/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Vice-prefeito de Ribeirão Pires, Gabriel Roncon (PTB) encerrou ontem seu período de chefe do Executivo interino e uma das passagens mais marcantes foi a retirada da estátua do cavalo da entrada do município, na Praça Manuel Velilla Suarez . Segundo o petebista, a mudança da escultura para frente da Igreja do Pilar foi pedido de associações de cavaleiros e também para que haja melhor conforto ao turista que queira fotografar a obra. “Também não combinava com a entrada da cidade, não ornava com o local”, justificou. Mas a decisão gerou muita polêmica no município, em especial junto à classe política, que considerava o cavalo como ponto de referência. O cavalo foi feito pelo artista plástico Rodrigo Bittencourt e fazia parte do acervo do projeto Museu a Céu Aberto de Ribeirão Pires. Estava no local há pouco mais de cinco anos.

Possibilidade
Muita gente da classe política de Mauá avaliou que o humorista Ivann Gomes, o Batoré, ex-vereador da cidade, estava fora da política depois que aceitou novo convite da Rede Globo, desta vez para atuar no seriado Cine Holliúdy. Mas ele assegura que tem sido questionado nas ruas e que também recebeu sondagens de partidos para lançar candidatura a deputado federal. “Muita gente lembra o que eu falava do PT e do MDB, sobre o tipo de política que esses partidos faziam. Agora querem que eu faça parte do movimento de limpeza do Congresso. Estou avaliando e posso vir candidato, sim”, garantiu o artista, que foi vereador entre 2009 e 2014, quando teve mandato cassado por infidelidade partidária.

Acidente
Durante o evento de lançamento da pré-candidatura do vereador de Santo André Eduardo Leite (PT) a deputado federal, chamou a atenção a mão esquerda do petista, que estava engessada. Segundo ele, a lesão que resultou em fratura no metacarpo ocorreu após uma tentativa de mergulho no mar.

Fim de férias
As sessões na Câmara de Santo André retornam hoje, mas a pauta será única: a discussão sobre a formação das comissões permanentes e especiais do Legislativo. Reuniões foram feitas ontem, mas algumas estão marcadas para hoje para que o martelo seja batido. Havia encaminhamento para que não houvesse mudanças drásticas nas composições, em especial das principais comissões da Casa.

Volta
Secretário de Segurança de Santo André, Edson Sardano (PTB) deve retomar o mandato na sessão de hoje. Ele será candidato a deputado federal e teria de se desincompatibilizar do cargo. Assim, o suplente Marcos Pinchari (PTB) perderia a cadeira.

Cabo de guerra
O deputado federal Alex Manente (PPS) e o prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), se encontraram para discutir a viabilidade da candidatura do presidente da Câmara diademense, Marcos Michels (PSB), à Assembleia Legislativa. Lauro afirmou que gostaria de ver seu primo concorrer a uma cadeira na Câmara Federal, para honrar compromisso feito com a secretária de Habitação, Regina Gonçalves (PV). Ouviu de Alex, que já anunciou dobrada com Marcos, que o presidente da Casa está irredutível. A reunião chegou ao fim sem que a paz fosse construída.

Fora do expediente
O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), e todos os vereadores vão se encontrar na casa do presidente da Câmara, Pio Mielo (MDB), na tarde de sábado, para celebrar os 45 anos do emedebista. Mas o encontro também servirá para falar de política, em especial sobre como o governo deve se comportar com a Casa neste ano e se o Palácio da Cerâmica terá candidatos à Câmara Federal ou à Assembleia Legislativa.

Manifestação em Mauá
Protesto contra a taxa da coleta de lixo de Mauá e o reajuste do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) foi convocado pelas redes sociais. O ato deve acontecer no domingo, às 14h, em frente à Prefeitura. Manifestações contra o aumento do IPTU em Santo André foram feitas nas últimas semanas. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;