Fechar
Publicidade

Sábado, 15 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Automóveis

automoveis@dgabc.com.br | 4435-8337

Protótipo será destaque do Salão do Automóvel 2002


Adriana Mompean
Do Diário do Grande ABC

08/10/2002 | 16:44


O protótipo Lobini H1, um esportivo conversível de dois lugares que valoriza os profissionais e a matéria-prima do mercado brasileiro, será um dos grandes destaques do 22º Salão Internacional do Automóvel 2002, que se realiza de 10 a 20 de outubro no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

O carro, da Lobini Empreendimentos e Chamonix – que fabrica réplicas do Porsche Spyder 550 e 356 Speedster – foi idealizado pelo empresário José Orlando Arrochela Lobo e pelo engenheiro e designer Fábio Birolini. Além disso, também faz parte do projeto o engenheiro mecânico e professor da FEI (Faculdade de Engenharia Industrial), de São Bernardo, Ricardo Bock, que atua como consultor em chassi, suspensão e aerodinâmica.

O Lobini H1 teve sua primeira fase do projeto iniciada em 1998 com o desenvolvimento do modelo do carro em clay (espécie de argila industrial) e o primeiro protótipo foi finalizado em novembro de 2000. A construção do segundo protótipo, que será apresentado no Salão do Automóvel, começou no início de 2002, e no próximo ano serão construídos novos modelos. Segundo José Orlando Lobo, as vendas do Lobini – que será feito em pequena escala, com cerca de 35 carros produzidos no primeiro ano – devem ter início em novembro de 2003. O preço estimado está entre US$ 30 mil e US$ 35 mil. “O chassi e a carroceria estão preparados para possuir direção do lado direito, visando as exportações. A expectativa é que as vendas comecem no primeiro semestre de 2004 na Inglaterra”, diz Lobo.

A carroceria é fabricada em plástico, reforçada com fiberglass. As portas de abertura vertical são do tipo tesoura e a capota rígida é removível do tipo targa. O protótipo é dotado de motor traseiro 1.8 turbo da Volkswagen/Audi de quatro cilindros, 20 válvulas, que rende 180 cv de potência a 5,7 mil rpm. O torque máximo é de 24 kgfm de 1.750 rpm a 4,6 mil rpm. A aceleração de zero a 100 km/h é inferior a 6 segundos e a velocidade máxima é de 220 km/h.

O design do carro tem personalidade, além de um toque retrô – os faróis trazem elementos inspirados na década de 60. O Lobini H1 também possui bancos concha reguláveis.

De acordo com Lobo, a idéia inicial do veículo era bem mais simples, mas o projeto teve de se adequar a algumas exigências do mercado como ar-condicionado, direção hidráulica e capota. “Apesar disso, trata-se de um veículo que se destina a devolver a sensação pura de pilotar um automóvel, com o mínimo de filtros entre o motorista e a máquina”, diz.

Serviço — 22o Salão Internacional do Automóvel: de 10 a 20 de outubro, no Anhembi, em São Paulo; horários: das 14h às 22h de segunda a sexta; das 13h às 22h aos sábados e no domingo 13; e das 11h às 19h no domingo de encerramento (dia 20); ingressos: adultos maiores de 12 anos – R$ 15,00; crianças maiores de 5 anos e menores de 12 anos – R$ 10,00. Menores de 5 anos e maiores de 65 anos – entrada livre.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Protótipo será destaque do Salão do Automóvel 2002

Ao acessar você concorda com a nossa Política de Privacidade.


Para continuar, acesse com:


  • Aceito receber novidades e ofertas do Diário do Grande ABC e parceiros por
    correio eletrônico, mala direta, SMS ou outros meios de comunicação.


Ou acesse todo o conteúdo de forma ilimitada:

Veja como ter acesso a todo o conteúdo de forma ilimitada:

Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;