Nacional Titulo
Governo autoriza a venda de 1ª vacina contra leishmaniose
Do Diário OnLine
Com Agências
27/10/2004 | 20:59
Compartilhar notícia


O Ministério da Agricultura autorizou nesta quarta-feira a comercialização no país da primeira vacina produzida no mundo contra a leishmaniose. O produto de uso veterinário é utilizado nos cães, principais hospedeiros do protozoário que transmite a doença.

A leishmaniose atacou mais de 44 mil pessoas nos últimos 20 anos, segundo dados da Funasa (Fundação Nacional de Saúde). Nos últimos anos, há registros em pontos das regiões Centro-Oeste - especialmente nas cidades de Unaí e Paracatu, em Minas Gerais - além de Bauru, em São Paulo.

A leishmaniose é conhecida no Brasil desde 1885. A doença ataca principalmente o fígado e o baço, causando anomalias que chegam a provocar deformidades na pessoa infectada. O principal agente transmissor é a fêmea do mosquito Palha, como é conhecida na maior parte do país a espécie Phlebotomo.

Segundo o presidente do Conselho Federal de Farmácia, Márcio Fonseca, a vacinação dos animais vai ajudar a erradicar a doença no Brasil.

A presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Marcia Villa, faz, no entanto, um alerta para a segurança dos animais. Segundo ela, os cães vacinados podem ser confundidos com animais infectados pela doença. "O problema é que os exames de sorologia que existem no momento não conseguem diferenciar os animais doentes dos animais que estão produzindo anticorpos por causa da vacina", afirmou em entrevista à Agência Brasil. Segundo ela, já há discussões para desenvolver testes que consigam reconhecer essa diferença.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;