Economia Titulo
Jeffrey Sachs diz que acordo entre Brasil e FMI 'é útil'
Do Diário OnLine
05/11/2003 | 15:17
Compartilhar notícia


O economista Jeffrey Sachs, professor de Economia da Universidade de Columbia (Estados Unidos), disse nesta quarta-feira que o novo acordo entre o Brasil e o Fundo Monetário Internacional (FMI) é "útil para o país em termos imediatos".

"Não é má coisa. Esse acordo funciona, não exige nada fora de propósito", afirmou em palestra na ExpoManagement, para logo depois ponderar que espera que esse seja “o último acordo do país com o Fundo”.

Em sua explanação, o economista defendeu a necessidade do Brasil fortalecer suas reservas internacionais, para assim diminuir a vulnerabilidade externa e a dependência do FMI. "Mas acho que é esse o caminho que o Brasil tem trilhado", declarou.

Sachs falou também sobre a dívida do governo brasileiro: "é totalmente administrável, apesar de as taxas de juros serem muito altas". A revista Time considera Jeffrey Sachs o mais importante economista do mundo.

Lula - Sachs falou ainda sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, chamando-o de “porta-voz dos pobres do mundo”. “Para mim, é empolgante ver Lula como um porta-voz da esperança”, disse o economista.

Ao mesmo tempo que elogiou o Brasil por buscar a cooperação com países africanos, Sachs criticou a economia americana. Para ele, a agenda dos Estados Unidos é, em exagero, pautada pela política contra o terrorismo, faltando debater com mais afinco questões como a pobreza e meio ambiente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;