Internacional Titulo
Ser observado leva pessoas a comportamento altruísta, diz estudo
Da AFP
26/07/2007 | 16:34
Compartilhar notícia


Um estudo publicado nesta quinta-feira pela revista americana Science revela que o fato de saber que está sendo observado leva as pessoas a comportar-se de maneira mais altruísta.

Pesquisas anteriores já haviam revelado que, quando sua reputação está em jogo, animais e humanos tendem a se mostrar mais altruístas, pelo simples motivo deste comportamento ser socialmente valorizado. Um novo estudo realizado por pesquisadores alemães demonstrou que saber-se observado leva à mesma atitude.

Uma simples imagem de um par de olhos estilizados sobre a tela de um computador, por exemplo, basta para mudar o comportamento de uma pessoa. Da mesma forma, se a imagem de um par de olhos é colocado em uma caixa para arrecadar doações, as pessoas tendem a se mostrar mais generosas do que se no lugar houvesse a ilustração de uma flor.

Manfred Milinski, do Instituto Max-Planck de ecologia evolutiva (Alemanha), e Bettina Rockenbach, da Universidade de Erfurt (Alemanha), descobriram que na verdade o cérebro humano está "programado" para reagir assim.  Os pesquisadores demonstraram que os animais, e não apenas os mamíferos, mas também os pássaros e alguns peixes, modificam seu comportamento ao notarem que estão sendo observados.

Método - Um jogo sutil acontece entre "o observador" e "o observado". O observador deve olhar o observado sem ser visto para garantir que o comportamento será autêntico e a informação colhida confiável. O outro lado, sabendo-se observado, deve por sua vez agir como se não soubesse que está sendo observado para que não suspeitem de que seu comportamento altruísta não é espontâneo.

Trata-se de uma verdadeira "corrida armamentista" entre o observador e o observado, resumiram os pesquisadores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;