Esportes Titulo
Sem Júlio César, Brasil encara Tanzânia
Da AFP
07/06/2010 | 08:08
Compartilhar notícia


Aconteceu o que já esperado. O goleiro Júlio César não viajou com a delegação para a Tanzânia, onde o Brasil enfrenta a seleção local hoje, às 12h (horário de Brasília), no último amistoso antes da estreia na Copa do Mundo da África do Sul. Com a ausência do atleta da Inter de Milão, Gomes será o substituto.

Os demais jogadores e a comissão técnica do Brasil embarcaram ontem à noite para Dar Es Salaam.

Júlio César, que se recupera de dores lombares desde que foi substituído ainda no primeiro tempo do amistoso de quarta-feira, contra o Zimbábue (vitória brasileira por 3 a 0), foi poupado nos últimos dias dos trabalhos da Seleção, incluindo o recreativo de ontem na Randburg High School.

A comissão técnica da Seleção optou por deixar Júlio César em Joanesburgo, ao lado do fisioterapeuta Odir de Souza, para garantir que o jogador esteja 100% recuperado para o primeiro jogo do Brasil na Copa dia 15, contra a Coréia do Norte, pelo Grupo G.

Além do fisioterapeuta, o preparador de goleiros da Seleção, Wendell Ramalho, permanecerá ao lado de Júlio César para ajudar no trabalho de fortalecimento muscular do atleta.

Antes do embarque da delegação, o zagueiro reserva Luisão defendeu o ataque de críticas pelo fraco desempenho dos últimos treinos. No coletivo de ontem, os titulares venceram por 1 a 0, com gol do reserva Grafite já no fim do treino.

Para Luisão, os jogadores não estão preocupados com a dificuldade dos atacantes titulares de balançar as redes nos treinos.

"São treinamentos. A gente já conhece os atacantes do nosso time e faz o máximo para dificultar", disse o jogador do Benfica.

Tanto Luisão como o capitão Lúcio destacaram ainda que a defesa reserva do Brasil (formada por Daniel Alves, Thiago Silva, Luisão e Gilberto) seria titular em muitas equipes do mundo.

"Por um lado é bom a competição nos coletivos, porque os atacantes vão chegar acostumados nos jogos", analisou Luisão.

O zagueiro também afirmou que o atual status da defesa do Brasil, considerada por muitos a melhor do mundo, é resultado da boa Copa do Mundo de 2006 dos zagueiros Lúcio e Juan, que continuam como titulares da Seleção. Ao mesmo tempo, ressaltou que a responsabilidade e a cobrança sobre os zagueiros aumentam com os elogios.

Questionado se tem a expectativa de virar titular durante a Copa, foi cauteloso. "Posição de titular e reserva é muito colocado pela imprensa. Aqui é Seleção Brasileira. Não tenho preocupação. Minha preparação é como se fosse jogar", declarou.

Seleção tenta recorde defensivo hoje diante dos tanzanianos

A Seleção Brasileira entra em campo contra a Tanzânia em busca de um recorde. Se não sofrer gols, o Brasil atingirá a melhor série defensiva desde que o técnico Dunga assumiu a equipe.

O time não sofre um gol há 510 minutos. A última vez em que a defesa verde e amarela foi superada ocorreu na derrota frente à Bolívia, por 2 a 1, gol do atacante Marcelo Moreno, em 11 de outubro de 2009.

"Não diria que somos a defesa mais forte do mundo, mas nos conhecemos bem, sabemos onde o outro estará. E ainda temos esse tempo para treinar aqui na Seleção, então o entrosamento vem mais rápido", afirmou o lateral Maicon.(das Agências)

Lula defende Dunga e minimiza Jabulani

O presidente Lula defendeu o técnico da Seleção Brasileira, Dunga, em entrevista. Mesmo com o grande número de críticas da torcida e da imprensa em relação ao trabalho do treinador, Lula afirmou que Dunga tem desempenho bem melhor do que outros comandantes mais conhecidos que já estiveram à frente da equipe canarinho.

"Não gosto de fazer juízo de valores. Acho que o Dunga tem mais pontos positivos do que negativos. Se você olhar para os jogadores, verá que não tem o número de superestrelas de 2006. Mas, às vezes, o coletivo importa muito", afirmou.

Além de defender o treinador, Lula minimizou as críticas à Jabulani, bola que será usada durante a Copa do Mundo e que não tem agradado aos jogadores da Seleção.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;