Política Titulo
PT da região faz PED sem brigas
Clébio Cantares
Loli Puertas
23/11/2009 | 07:22
Compartilhar notícia


Embora o PT não tenha conseguido supremacia na região com as eleições de 2008, o PED (Processo de Eleição Direta) para escolha da nova direção da sigla nas sete cidades do Grande ABC ocorreu em clima de calmaria ontem. Apenas em Santo André haverá segundo turno, disputa a ser definida em 6 de dezembro entre o candidato de Vanderlei Siraque, Luiz Turco e Antônio Padre, apoiado por Ivete Garcia. O resultado revela o resquício do processo eleitoral para o governo do município após o racha entre os dois grupos (de Siraque e Ivete), levando para um segundo confronto dois dos seis candidatos ao comando da sigla no município.

A divisão causada para definir quem seria o candidato do partido na disputa da Prefeitura, ano passado, refletiu também na quantidade de chapas que concorreram ao diretório municipal do PT: foram 12 grupos. O segundo turno promete embate mais profundo, já que Tiago Nogueira, presidente derrotado na tentativa à reeleição, Carlos Sanches, o Carlão, e Antônio Padre, segundo colocado e agora adversário de Turco, firmaram acordo três dias antes do PED para apoiar aquele que fosse para a segunda votação em 6 de dezembro.

Em São Bernardo, Vanderlei Salatiel, como esperado, venceu a disputa com 1.977 votos e continuará no comando do partido. Em São Caetano, onde o PT nunca chegou a administrar a cidade, Edgar Nóbrega, principal opositor ao governo do prefeito José Auricchio Júnior (PTB), venceu outros três candidatos, com 609 votos. O PT de Diadema terá Josemundo Queiroz, o Josa, no comando (leia abaixo).

As três cidades que fecharam consenso em torno de candidato único foram Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Elas foram também as primeiras a encerrar a apuração. Leandro Dias, filho do prefeito Oswaldo Dias, é o novo presidente do PT em Mauá, com 2.883 votos. A cidade tem o maior número de militantes petistas no Grande ABC, 12 mil, mas apenas 3.307 compareceram ontem às urnas para o PED.

Dos 1.100 filiados no diretório de Ribeirão Pires, somente 312 votaram. O candidato Antonio Carlos Pereira Souza, o Carlão, registrou 296 votos.

Em Rio Grande da Serra, 411 dos 572 militantes petistas foram às urnas. O candidato Benedito Araújo foi reeleito com 404 votos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;