Automóveis Titulo
Porsche 911 é o senhor absoluto da estrada
Da Agência AutoInforme
15/07/2003 | 20:20
Compartilhar notícia


Nas auto-estradas alemãs, ou em qualquer outra rodovia da Europa, os Porsche são os senhores absolutos da estrada. Mesmo entre os motoristas que dirigem outros modelos em velocidade acima de 200 km/h (na Alemanha é livre) não existe resistência com a aproximação de um Porsche. Todos ligam o pisca para a direita e abrem passagem. Normalmente o máximo que se consegue ver é a cor do modelo que passou. Os mais entendidos até arriscam identificar o carro pelo desenho da traseira. Mas se for um 911, todos vão saber pois esse é o modelo de maior sucesso da marca em todo o mudo. E, apesar de tanta fogosidade, o Porsche 911 está completando 40 anos.

Lançado em 1963 durante o Salão de Frankfurt, o Porsche 911 foi o responsável por tornar a famosa marca alemã em uma referência esportiva. O 911 nunca deixou de ser produzido durante todo esse tempo. E por mais que a marca tente mudar seu desenho, as linhas acabam voltando para o formato original.

Alguns detalhes mostram a herança das pistas. A chave de ignição, por exemplo, foi colocada à esquerda do volante. Isso porque na 24 Horas de Le Mans (prova que a Porsche venceu 16 vezes – em 1979 com o 911 Turbo) a largada era dada com os pilotos correndo até o carro, sentando-se e dando a partida. Com a chave à esquerda, o piloto ficava com a mão direita livre para engatar a primeira marcha e partir. A chave à esquerda tornou-se uma marca registrada dos Porsche e permanece nessa posição até hoje.

Em sua primeira versão, o 911 tinha motor de 6 cilindros boxer, refrigerado a ar, com 2,0 litros. Desenvolvia 130 cv a 6.100 rpm. Além das linhas mais modernas, o 911 tinha interior mais espaçoso que o modelo 356, seu antecessor. Em 1997, último ano de fabricação dos 911 com motor refrigerado a ar, as versões aspiradas mais potentes chegavam a 295 cv e as turbo, 450 cv. Hoje, os 911 têm motores de 3,6 litros com no mínimo de 320 cv. A versão GT2, a mais potente da linha 911, tem motor turbo de 3,6 litros que desenvolve 462 cv de potência.

Para festejar a “idade do lobo” de seu sucesso mundial, a Porsche lançou este ano a versão GT3, que ganhou uma versão ainda mais exclusiva, a RS, homologada para participar das provas de Gran Turismo (GT). A GT3 RS é atualmente o Porsche 911 com motor aspirado mais potente que existe. Seu motor boxer (cilindros opostos) de 3,6 litros pode chegar aos 381 cv de potência a 8.200 rpm e chegar aos 310 km/h. Com tanta tecnologia, é capaz de chegar aos 100 km/h em apenas 4,4 segundos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;