Lançado em 1963 durante o Salão de Frankfurt, o Porsche 911 foi o responsável por tornar a famosa marca alemã em uma referência esportiva. O 911 nunca deixou de ser produzido durante todo esse tempo. E por mais que a marca tente mudar seu desenho, as linhas acabam voltando para o formato original.
Alguns detalhes mostram a herança das pistas. A chave de ignição, por exemplo, foi colocada à esquerda do volante. Isso porque na 24 Horas de Le Mans (prova que a Porsche venceu 16 vezes – em 1979 com o 911 Turbo) a largada era dada com os pilotos correndo até o carro, sentando-se e dando a partida. Com a chave à esquerda, o piloto ficava com a mão direita livre para engatar a primeira marcha e partir. A chave à esquerda tornou-se uma marca registrada dos Porsche e permanece nessa posição até hoje.
Em sua primeira versão, o 911 tinha motor de 6 cilindros boxer, refrigerado a ar, com 2,0 litros. Desenvolvia 130 cv a 6.100 rpm. Além das linhas mais modernas, o 911 tinha interior mais espaçoso que o modelo 356, seu antecessor. Em 1997, último ano de fabricação dos 911 com motor refrigerado a ar, as versões aspiradas mais potentes chegavam a 295 cv e as turbo, 450 cv. Hoje, os 911 têm motores de 3,6 litros com no mínimo de 320 cv. A versão GT2, a mais potente da linha 911, tem motor turbo de 3,6 litros que desenvolve 462 cv de potência.
Para festejar a “idade do lobo” de seu sucesso mundial, a Porsche lançou este ano a versão GT3, que ganhou uma versão ainda mais exclusiva, a RS, homologada para participar das provas de Gran Turismo (GT). A GT3 RS é atualmente o Porsche 911 com motor aspirado mais potente que existe. Seu motor boxer (cilindros opostos) de 3,6 litros pode chegar aos 381 cv de potência a 8.200 rpm e chegar aos 310 km/h. Com tanta tecnologia, é capaz de chegar aos 100 km/h em apenas 4,4 segundos.
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