Automóveis Titulo Lançamento
A lacuna é preenchida
Vagner Aquino
Enviado a Campinas
04/04/2012 | 07:00
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Divulgação


Para bater de frente com modelos como Mercedes-Benz C 180, BMW 320i, VW Passat, Ford Fusion e, como não poderia deixar de ser, Hyundai Sonata, o Kia Optima está chegando completamente renovado ao País. O motor é o Theta II de 2,4 litros, quatro cilindros em linha, DOHC 16V CVVT a gasolina, com potência de 180 cv e 23,6 mkgf de torque a 4.000 rpm.

Testamos a novidade na região de Campinas, interior de São Paulo. O sedã grande corresponde à proposta e se mostrou bastante confortável, mérito também da estrutura monobloco e sistemas de suspensão independentes na dianteira e na traseira. Ponto para o isolamento acústico.

A transmissão automática de seis velocidades dá ainda mais comodidade à condução do veículo. Para dar aquela pitada de esportividade, há a opção de troca sequencial pela alavanca ou pelas borboletas atrás do volante.

Comercializado em duas versões diferentes, o modelo de entrada (R$ 96,9 mil) se diferencia da versão topo de linha pelo teto solar panorâmico, chave Smart Key e faróis de xenon - esta sai por R$ 105,9 mil e corresponderá a 40% do mix de vendas. A meta da Kia é vender 3.200 unidades ao longo deste ano.

NOVA PLATAFORMA

De acordo com a marca, a terceira geração do sedã (antes chamado de Magentis no Brasil) possui plataforma totalmente nova, o que modificou suas dimensões e proporções. São 4,85 metros de comprimento, 1,83 metro de largura e 2,80 metros de distância entre os eixos - característica que delega generoso espaço interno, principalmente quando se está no banco de trás. Por falar em medidas, a altura em relação ao solo é de 13,5 centímetros.

Projetado nos estúdios da Kia em Frankfurt, Alemanha, e Irvine, Estados Unidos - claro, sob o aval do renomado Peter Schreyer, o visual do Optima não foge aos últimos lançamentos da Kia, com formas fluidas e um tanto quanto ousadas. Com linhas de teto baixa e da cintura alta, o Kia quer fugir da ideia de que sedã é carro de tiozão. Para isso, vem com dupla saída de escape com ponteiras esportivas, repetidores de setas nos retrovisores externos, faróis de neblina com lentes de policarbonato, lanternas traseiras com LED e, para completar o conjunto, rodas de liga leve aro 18 que calçam pneus 225/45. O pequeno aerofólio na tampa do porta-malas dá o acabamento todo especial. A pena é a falta de opções de cores - fica nos (batidos) tons preto, branco e prata.

Por dentro, a fusão entre bom acabamento, conforto e requinte formam parceria bastante interessante - aliás, é o mínimo que um carro deste porte (e com este preço) exige. Vale ressaltar que o painel é levemente voltado para o motorista. Visualmente interessante... Na hora de viajar, o modelo não faz feio. No compartimento traseiro vão até 437 litros.

Na lista de itens estão banco do motorista com controles elétricos e memória, controle no volante para o computador de bordo e CD player (com MP3, entrada auxiliar USB e cabo para iPod). O ar-condicionado é digital de duas zonas (e saídas traseiras) e o couro está presente nos bancos, volante, manopla de câmbio e painéis laterais.

A bordo do Optima, aqueles dias de chuva que exigem ficar com a flanela à mão ou ligar o ar-quente de cinco em cinco minutos fazem parte do passado - o para-brisa dianteiro tem desembaçador automático. No mais, há porta-luvas refrigerado e com abertura amortecida, travamento elétrico central das portas e porta-malas, vidros elétricos nas quatro portas com função One Touch Down & Up (um toque, tanto pata cima quanto para baixo) e antiesmagamento para motorista e passageiro, além de volante com regulagem de altura e profundidade.

Quando o assunto é segurança, o destaque vai para a sopa de letrinhas que engloba TCS (controle eletrônico de tração), HAC (sistema auxiliar para partida em aclives), BAS (sistema de assistência em frenagens), ESP (controle eletrônico de estabilidade) e, claro, os freios ABS com EBD. Tem também direção com assistência hidráulica progressiva, luz diurna de navegação com LED, controlador de velocidade, sensor crepuscular, de chuva e de estacionamento acompanhado da câmera de ré com visor LCD de 3,5 polegadas que reflete as imagens da traseira do veículo no espelho retrovisor interno - que é eletrocrômico.

De olho na economia de combustível, quando ativado, o Eco System otimiza a operação do sistema de transmissão, motor e ar-condicionado. Basta apertar o botão Eco do lado esquerdo do volante.




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