Nacional Titulo
Rio: carro desgovernado invade feira e fere 12
Do Diário do Grande ABC
11/04/1999 | 18:42
Compartilhar notícia


Um automóvel Vectra desgovernado invadiu neste domingo a feira da Praça Sezerdelo Corrêa, em Copacabana, e causou ferimentos em 21 pessoas, no fim da manha. Os vendedores da feira tentaram linchar o motorista do veículo, o médico Évio Santos de Bustamante, de 85 anos. Os policiais militares que foram socorrer as vítimas do acidente tiveram de dar tiros para o alto para salvar Bustamante - o que causou mais confusao.

O acidente aconteceu logo depois de o médico sair com o carro, que estava estacionado em uma calçada na Rua Hilário de Gouvêa, em frente à praça. Ao virar para a direita, ele entrou em uma rua da praça fechada para os feirantes, atingindo pelo menos dez barracas. O Vectra só parou após abalroar com um táxi e chocar-se de frente com o portao de um prédio.

Antes da chegada da Polícia Militar, os vendedores da feira começaram a jogar pedras no veículo e tentaram agredir Évio e os outros ocupantes do carro - sua empregada e a mulher, Maria Madalena Pereira Garcia, de 73 anos. "Só vi as coisas levantando - barraquinhas e pessoas", contou o estudante de direito Ralph Kezen, de 23 anos, que estava na feira no momento do acidente.

"As barracas voavam", contou o analista de sistemas Marcelo da Rocha, que também foi levantado no ar pelo Vectra, que correu em alta velocidade a rua estreita, com cerca de 70 metros de comprimento. A mulher de Marcelo, Tatiana, também foi atingida e jogada e oito metros de distância, ferindo a perna na altura da virilha.

Segundo os policiais, Bustamante teria passado mal e por isso perdeu o controle do Vectra. O ambulante Denilson Pinto, que escapou por pouco de ser atropelado, discorda. "Eu o vi entrando devagarzinho na rua", contou. "Do jeito que entrou, dava para parar", afirmou.

Para o ambulante, o médico se descontrolou ao atropelar um menino, que teria sido a primeira vítima, e tentar fugir pelo meio da feira. "Ele ficou assustado, tentou fugir e aí atropelou todo mundo", acusou.

Controle - Dos 21 feridos, 18 foram para o Hospital Miguel Couto, no Lebblon, mesmo local para onde foi levado Bustamante e sua mulher. Uma das vítimas, o vendedor de laranjas Jorge Nogueira de Vasconcelos, conversou com o advogado do médico, que foi socorrê-lo no hospital.

"O advogado contou que ele perdeu o controle do aceleador", informou Vasconcelos, na saída do hospital, depois de ser medicado. A mesma versao foi dita por Bustamante aos policiais da 12ª Delegacia de Polícia Civil, em Copacabana, onde ele foi levado para prestar depoimento no final da tarde.

Transtornado e com o pescoço imobilizado, o médico afirmou que tinha habilitaçao, mas nao estava com a carteira de motorista no momento do acidente.

Traumatismo - A vítima mais grave do acidente foi a modista Valmira Gonçalves, de 56 anos. Valmira tinha acabado de sair da missa da Igreja Nossa Senhora de Copacabana, em frente à praça, e parou na feira para tomar água de côco. Atropelada pelo Vectra, foi jogada debaixo do táxi atingido pelo automóvel e sofreu fratura craniana.

No Hospital Miguel Couto, no entanto, os médicos informaram que ela nao corria risco de vida. A modista ainda conseguiu salvar a amiga Maria Pinto de Oliveira, ao tirá-la da frente da trajetória do veículo desgovernado, com um empurrao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;