Nacional Titulo
Enchente destrói casas e pontes em Goiás
Do Diário OnLine
01/01/2002 | 18:36
Compartilhar notícia


As fortes chuvas que atingiram a cidade de Goiás Velho por mais de seis horas na segunda-feira causaram uma forte enchente que destruiu o centro velho da cidade. Três das cinco pontes que cruzavam o Rio Vermelho foram destruídas. Várias casas e prédios comerciais desabaram.

A cidade de Goiás Velho havia recebido em dezembro o título de patrimônio histórico da humanidade após quatro anos de trabalho. Algumas construções históricas da cidade, como o Hospital Municipal, construído no século 19, foram afetadas.

A Cruz do Anhangüera, um dos símbolos da cidade, foi levada pela enxurrada. O Teatro São Joaquim, recentemente restaurado, também foi muito atingido e deverá passar por nova reforma.

A prefeitura avalia que a destruição da farmácia do município vai causar um prejuízo de R$ 100 mil em medicamentos. A correnteza também formou um buraco de 70 metros em frente ao Mercado Municipal.

O governador do estado, Marconi Pirilo (PSDB), visitou nesta terça-feira a cidade e declarou que apesar dos estragos Goiás Velho “não vai perder o título de patrimônio histórico”. Ele pedi que o governo federal auxilia na recuperação do município.

A última enchente que atingiu a cidade de Goiás Velho aconteceu em 1989. Cerca de 200 homens dos bombeiros e da defesa civil trabalham na retirada de entulhos e lama no município.

Não há informação sobre vítimas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;