Internacional Titulo
Papa Bento XVI evoca a "terrível perseguição" do povo armênio
Da AFP
20/03/2006 | 18:02
Compartilhar notícia


O Papa Bento XVI evocou a "terrível perseguição" de que foi vítima o povo armênio de 1915 a 1917, ao receber no Vaticano os membros do Sínodo Patriarcal (católico) armênio. Bento XVI recordou "a terrível perseguição" sofrida pelo povo armênio "em nome de sua fé cristã" e que "permanece na História com o nome tristemente célebre 'metz Yeghern', o grande mau". O Papa não precisou a que época se referia, mas a expressão "metz Yeghern" é utilizada pelos armênios para descrever os massacres e deportações registrados de 1915 a 1917, sob o império otomano.

O patriarca de Cilicia dos armênios católicos (Líbano), Nerses Bedros XIX Tarmuni, chefiou a delegação do Sínodo Patriarcal Armênio (igreja católica, minoritária na Armênia, país de confissão ortodoxa em maioria), sendo acompanhado por 200 fiéis. Os massacres e deportações de armênios sob o império otomano deixaram 1,5 milhão de mortos segundo os armênios, e entre 300.000 e 500.000 segundo Ancara que rejeita a classificação de genocídio para o episódio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;