Internacional Titulo
Soldado americana Jessica Lynch volta para casa na terça
Da AFP
21/07/2003 | 18:14
Compartilhar notícia


A soldado americana Jessica Lynch, que se tornou heroína nacional depois de ter sido ferida no Iraque num suposto combate ao inimigo - informação falsa, segundo um relatório do Pentágono -, retornará para sua casa na terça-feira.

Lynch, 19 anos, mecânica da 507ª Companhia de Manutenção do Exército, foi resgatada no dia 1º de abril de um hospital iraquiano na cidade de Nasiriyah (sul), onde estava internada há mais de uma semana, depois de ter sido ferida numa emboscada armada pelas tropas iraquianas.

Na ocasião, os meios de comunicação americanos informaram que Lynch havia sido ferida em combate no dia 23 de março, depois de se defender do fogo inimigo.

Onze de seus 33 companheiros morreram na maior emboscada executada contra as forças americanas durante a guerra do Iraque.

Porém, um relatório oficial do Pentágono, publicado no último dia 10, revelou que Lynch não foi ferida em combate direto, e sim num acidente com seu veículo no momento da emboscada. Supostamente, Lynch não se lembra do incidente.

Na terça-feira, Lynch receberá alta do Centro Médico Walter Reed, em Washington, e será levada de helicóptero para a cidade de Parkersburg (Virginia Ocidental), disse Jodi Omar, porta-voz do governador do estado, Bob Wise.

Em seguida, ela seguirá em caravana para a localidade de Elizabeth, perto de sua cidade natal, Palestine, onde vai ler um comunicado aos jornalistas, mas não responderá perguntas. Depois da leitura, a oficial seguirá viagem para casa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;