Internacional Titulo
Inclinaçao da Torre de Pisa é corrigida em 12 cm
Do Diário do Grande ABC
01/06/2000 | 17:41
Compartilhar notícia


A inclinaçao da Torre de Pisa, um dos monumentos mais célebres do mundo, construída em 1173, foi corrigida em 12 centímetros, anunciou nesta quinta-feira o ministro italino de Obras Públicas, Nerio Nesi.

Até dia 15 de junho, o monumento será aberto apenas a alunos de escolas, "porque pesam menos", disse o ministro.

As visitas à Torre, de 59 metros de altura, revestida de mármore, estavam proibidas desde 1990 por motivos de segurança. Símbolo da potência marítima de Pisa, foi concebida em 1173 por Bobanno Pisano para desafiar a cidade rival, Florença, sendo edificada sobre um terreno instável pelo que logo começou a inclinar-se. Os trabalhos foram suspensos, tendo sido concluídos apenas um século depois.

As obras na Torre começaram há 18 meses, obedecendo a um projeto de um Comitê de Preservaçao da Torre, integrado por centenas de peritos internacionais, que pretendem corrigir a inclinaçao em 40 centímetros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;