Economia Titulo
Marketing Pessoal conquista o mercado
Bárbara Ladeia
Do Diário do Grande ABC
09/11/2008 | 07:11
Compartilhar notícia


Frequentemente utilizado em diversas palestras sobre empregabilidade e motivação profissional, o marketing pessoal é uma ferramenta cada vez mais utilizada. Independente da área de atuação, especialistas garantem que é fundamental que o profissional construa uma imagem no mercado de trabalho, se pretende ter sucesso.

O marketing pessoal pode ser definido como um conjunto de ferramentas e atitudes responsáveis pela construção de uma fotografia do profissional para os principais personagens do seu mercado de trabalho. Segundo Marisa Pereira, professora de psicologia do Senac Santo André, trata-se de uma iniciativa para manter-se competitivo. "É como a construção de um cartaz, que diz o que somos, quem somos e como trabalhamos", afirma.

PLANEJAMENTO
Para melhor aproveitamento das oportunidades, a sugestão de Marisa é pela elaboração de um plano de marketing pessoal.

O estabelecimento e cultivo de uma rede de relacionamentos é um passo fundamental para a identificação de novas oportunidades no mercado de trabalho. "Em qualquer ambiente que o profissional esteja, ele pode fazer seu network (termo em inglês para rede de contatos profissionais). O mais importante é que ele se mostre presente, com uma comunicação assertiva com seus colegas de profissão e possíveis empregadores", aponta a professora. Redes de relacionamento como o Orkut e grupos temáticos de discussão por e-mail estão entre iniciativas práticas com grande efetividade.

Marisa destaca o desenvolvimento de materiais específicos como um currículo honesto, uma página de internet e cartão de visitas profissional. "A pessoa deve ter um cartão próprio, independente de onde ela trabalha", lembra Marisa. O material servirá para reforçar a presença do profissional em possíveis encontros profissionais.

As iniciativas devem ressaltar os bons resultados em atividades de trabalho. "Se o próprio profissional não valorizar suas atitudes e seus sucessos, empresa nenhuma valorizará", reitera a professora.

A valorização de ações positivas não só mostram o potencial de cada profissional, como também traz à tona sua pró-atividade frente ao trabalho. "O que define um bom profissional é a atitude. É fundamental que ele se mostre adaptável, pronto para assumir riscos e desafios, que seja capaz de improvisar diante de adversidades mas, acima de tudo, valorize muito a ética e a honestidade", explica Marisa.

Segundo a professora, não há carreira em que a estratégia não dê resultados. "Basta que o profissional tenha o sucesso como meta. Se for este o caso, só existe uma certeza: comece a investir em marketing pessoal hoje."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;