Internacional Titulo
ONG classifica Nigéria como país mais corrupto
Do Diário do Grande ABC
13/09/2000 | 13:20
Compartilhar notícia


A Nigéria substituiu Camaroes na liderança da relaçao dos 90 Estados mais corruptos, segundo a classificaçao anual da ONG Transparency International (TI) divulgada nesta quarta-feira em Berlim.

Os outros mais corruptos sao Iugoslávia (89), Ucrânia e Azerbaijao (87), Indonésia e Angola (85) e Camaroes, que ano passado foi o mais corrupto.

O relatório destaca os avanços na América Latina feitos pelo Chile (18), Costa Rica (30) e Peru (41).

Finlândia é o país menos corrupto, seguido por Dinamarca, Nova Zelândia e Suécia (3), Canadá (5), Islândia, Noruega e Cingapura (6).

O relatório 2000, o sexto desta ONG desde sua criaçao em 1993, é ``decepcionante e alarmante', comentou o presidente da TI, Peter Eigen.

``A corrupçao tem numerosas formas e é um câncer universal' sobre o qual ``é preciso abrir os olhos', acrescentou Eigen, frisando que mais de dois terços dos 90 países classificados pela TI se situam abaixo da média, isto é cinco pontos.

Eigen disse que na Asia países como Coréia (48) destinaram grandes esforços para combater a corrupçao, mas estimou que ``em geral nesse continente prevalece a ilusao de que um pouco de corrupçao é bom para o crescimento econômico'.

Entre as naçoes mais industrializadas, França avançou uma posiçao (22), ficando atrás da Alemanha (17), Estados Unidos (14) e Gra-Bretanha (10).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;