Política Titulo
Pesquisa revela melhora no desempenho de Alckmin
Do Diário OnLIne
18/03/2006 | 19:58
Compartilhar notícia


Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado revelou uma melhora no desempenho do governador Geraldo Alckmin (PSDB) na disputa à Presidência da República, enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se manteve estável da liderança do ranking eleitoral.

De acordo com o levantamento, Alckmin ganhou seis pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, passando de 17% para 23% das intenções de voto. Lula, por sua vez, decaiu de 43% para 42%, porém essa diferença de um ponto percentual ficou dentro da margem de erro. Assim, a diferença entre os dois, que era de 26 pontos na pesquisa feita em fevereiro, hoje é de 19 pontos.

Os percentuais referem-se a um cenário no qual Anthony Garotinho aparece como o candidato do PMDB. O ex-governador do Rio oscilou de 11% para 12% das intenções de voto nesta pesquisa. Completam este cenário a senadora Heloisa Helena (PSOL), que se manteve com 6%; Roberto Freire (PPS), que oscilou de 2% para 3%; Cristovam Buarque (PDT), que permanece com 1%; e Eymael (PSDC), que não atingiu 1% das menções.

Já no cenário em que o governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, representa o PMDB, Lula oscilou de 45% para 43%, enquanto Alckmin subiu de 20% para 25%.

Segundo turno - A diferença entre Lula e Alckmin também diminuiu na simulação de um eventual segundo turno. Na pesquisa anterior, ela era de 18 pontos. Agora, caiu para 12 pontos. Lula obteve 50% das intenções de voto, contra 38% de Alckmin. Na simulação em que o adversário de Lula no segundo turno é Anthony Garotinho, o desempenho do presidente melhora: o petista alcança 55%, contra 29% do peemedebista.

O Datafolha ouviu 3.801 eleitores de todas as unidades da Federação, a partir dos 16 anos de idade, nos dias 16 e 17 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;