Nacional Titulo
Índios querem verba do 'Fome Zero'
17/09/2003 | 22:20
Compartilhar notícia


Mais de mil índios guarani-kaiowás das Aldeias Bororó, Jaguapiru e Tey Kuê, localizadas na região Sul de Mato Grosso do Sul, realizaram nesta quarta-feira, em Dourados, um protesto que durou 7h. Segundo o chefe da Fundação Nacional do Índios (Funai), Jonas Rosa, os manifestantes representam pelo menos 10 mil índios que estariam cansados de esperar os recursos do programa Fome Zero do governo federal. "O dinheiro já está com o governo do Estado. Não sabemos por que ainda não foi liberado para as tribos", disse Jonas.

"Ainda estamos na fase das concorrências para execução dessas benfeitorias. O dinheiro do convênio começou a chegar na semana passada e tenho certeza de que a partir do dia 15 de outubro estaremos trabalhando nessas aldeias", explicou a secretária de Ação Social, Cidadania e Economia do Trabalho, Heloísa Castro Berro. A parceria com o Fome Zero, acertada em julho, visa a oferecer infra-estrutura às três aldeias para o cultivo de cereais, frutas, verduras e legumes. Estão previstos ainda programas de educação, cultura, cidadania, assistência social e saúde.

Segundo ela, o programa de Segurança Alimentar do Estado já fornece cestas básicas para 11.300 famílias indígenas em Mato Grosso do Sul.

Privilégios - O protesto começou às 7h, na rodovia MS-156, a seis quilômetros do centro de Dourados, de onde os índios saíram marchando até a Prefeitura. Lá, entregaram documentos com reivindicações. Na sede da Funai, eles pediram providências contra "privilégios" de alguns caciques. "São poucos com muita terra e a maioria com pouca ou nenhuma área", reclamam.

Com faixas e cartazes, eles alertaram sobre o aumento do número de índios sem-terra que estão montando acampamentos precários no sul do Estado, principalmente entre Dourados e Ponta Porã.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;