Turismo Titulo
Viagem de ônibus ficam mais sofisticada
Das Agências
23/05/2001 | 18:25
Compartilhar notícia


A guerra de tarifas entre as companhias aéreas espirrou no setor rodoviário. Como a disputa – marcada principalmente por reduções nos preços de passagens – tem seqüestrado parte dos usuários de ônibus, as empresas dessa área, para não perder espaço no mercado de viagens, acenam também com passagens mais baratas, além de serviços mais caprichados. Afinal, elas transportam cerca de 250 milhões de passageiros por ano, em 200 mil coletivos.

A Viação 1001, por exemplo, adota em seus ônibus o sistema de dois andares – separados em classes (executiva e primeira). A empresa também começa a oferecer aos passageiros serviço de bordo: sanduíches e água.

A melhora no atendimento passa também pela Internet. Na rede, o interessado tem acesso aos horários e trajetos disponíveis e à venda do bilhete, que pode ser adquirido em qualquer uma das 15 agências da empresa.

Nesta fase em que a nuvem da concorrência das companhias aéreas paira sobre o setor rodoviário, a atenção da 1001 também se volta para o bolso do viajante. A empresa vem mantendo preços promocionais em linhas convencionais, como a Rio/São Paulo: ida, R$ 26,20; e volta, R$ 24 (a diferença se deve às taxas de embarque cobradas pelas rodoviárias carioca e paulista). Para as classes executiva e primeira, os preços sobem, respectivamente, para R$ 31,39 e R$ 30,29.

Seguindo a mesma trilha, a São Geraldo vem incrementando seus serviços. Por exemplo, criou a Rede Brasil de Viagens, uma associação que agrega 34 empresas de ônibus, com o objetivo de melhorar o atendimento ao cliente em todos os Estados brasileiros e também na Argentina, no Paraguai, no Chile e na Bolívia.

A iniciativa possibilita a compra da passagem na cidade de origem do interessado e o encaminhamento direto da bagagem ao destino final, sem o inconveniente de transferir as malas de um ônibus para outro durante a viagem. A São Geraldo possui uma frota de veículos especiais, a Millenium, com ônibus semileitos, também com serviço de bordo.

Já a Itapemirim põe à disposição do passageiro, no ônibus avançado Gold, telefone via satélite (a cartão) e serviço self-service. Além disso, o viajante pode receber a passagem em casa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;