A Viação 1001, por exemplo, adota em seus ônibus o sistema de dois andares – separados em classes (executiva e primeira). A empresa também começa a oferecer aos passageiros serviço de bordo: sanduíches e água.
A melhora no atendimento passa também pela Internet. Na rede, o interessado tem acesso aos horários e trajetos disponíveis e à venda do bilhete, que pode ser adquirido em qualquer uma das 15 agências da empresa.
Nesta fase em que a nuvem da concorrência das companhias aéreas paira sobre o setor rodoviário, a atenção da 1001 também se volta para o bolso do viajante. A empresa vem mantendo preços promocionais em linhas convencionais, como a Rio/São Paulo: ida, R$ 26,20; e volta, R$ 24 (a diferença se deve às taxas de embarque cobradas pelas rodoviárias carioca e paulista). Para as classes executiva e primeira, os preços sobem, respectivamente, para R$ 31,39 e R$ 30,29.
Seguindo a mesma trilha, a São Geraldo vem incrementando seus serviços. Por exemplo, criou a Rede Brasil de Viagens, uma associação que agrega 34 empresas de ônibus, com o objetivo de melhorar o atendimento ao cliente em todos os Estados brasileiros e também na Argentina, no Paraguai, no Chile e na Bolívia.
A iniciativa possibilita a compra da passagem na cidade de origem do interessado e o encaminhamento direto da bagagem ao destino final, sem o inconveniente de transferir as malas de um ônibus para outro durante a viagem. A São Geraldo possui uma frota de veículos especiais, a Millenium, com ônibus semileitos, também com serviço de bordo.
Já a Itapemirim põe à disposição do passageiro, no ônibus avançado Gold, telefone via satélite (a cartão) e serviço self-service. Além disso, o viajante pode receber a passagem em casa.
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