Política Titulo Ato
Lula retomará atividades políticas em S.Bernardo

Ex-presidente é esperado em inauguração de CEU, dia 14

Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
03/04/2012 | 07:09
Compartilhar notícia


A inauguração do CEU (Centro Educacional Unificado) Regina Rocco Casa, em São Bernardo, dia 14, caminha para se tornar um ato político, reunindo as principais lideranças do partido. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o pré-candidato à prefeitura de São Paulo Fernando Haddad, a senadora Marta Suplicy e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, são aguardados no evento.

O CEU, construído no antigo clube da Volkswagen, homenageará a mãe da ex-primeira-dama do Brasil Marisa Letícia, que morreu em fevereiro de 1980. A solenidade deve marcar o retorno de Lula ao cenário político desde que foi diagnosticado livre do câncer na laringe, semana passada. "A princípio, ele (Lula) deve estar conosco", disse o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT).

Embora não tenha sido comentada, a presença da presidente Dilma Rousseff pode ocorrer no evento, realizando sua primeira visita oficial ao Grande ABC desde que foi eleita. Se a petista não estiver no dia 14, deve desembarcar na região nas próximas semanas para anunciar investimentos do governo federal no Metrô Leve (de São Bernardo à Estação Tamanduateí, na Capital)..

Dilma esteve no Grande ABC duas vezes, mas por motivos pessoais. Nos dias 10 de novembro e 1º de março, visitou Lula em seu apartamento, em São Bernardo. Na época, o ex-presidente ainda estava em tratamento contra o tumor, diagnosticado em novembro.

Embora ainda não esteja totalmente recuperado, Lula é aguardado pelos correligionários que esperam contar com o carisma do petista durante a campanha eleitoral, potencializando o palanque eleitoral para Marinho e os demais candidatos do PT a prefeito. O ex-presidente já articula aliados para as eleições municipais. Semana passada, ele se reuniu com o presidente nacional do PSB, Eduardo Campos. 

Giba Marson deixa hoje Pasta de Gestão Ambiental 

O secretário de Gestão Ambiental de São Bernardo, Giba Marson (PTB), se despede hoje do posto para disputar a eleição para vereador. Ele será substituido pela adjunta, Patrícia Lorenz.

O pré-candidato afirma que não tem rejeição do eleitorado e que por isso não terá dificuldade para pedir votos. "Nas ruas, serei julgado pelo meu trabalho como secretário e pretendo dialogar com os eleitores as questões ambientais."

Ao deixar o cargo, Giba avalia que seu maior legado foi estruturar a Pasta, que era um departamento da Secretaria de Obras, sendo oficializada em 2010. "Hoje as ações da secretaria estão organizadas. Realizamos trabalho de fiscalização de domínio de território, ações de licenciamento ambiental, além de forte trabalho de conscientização ambiental com a população", disse.

Com a atuação que desenvolveu na Pasta ao longo de dois anos, o petebista espera repetir o sucesso nas urnas - exerceu mandato de vereador em 1992 (assumiu como suplente), sendo reeleito em 1996 e 2000, além de em 2002 ter sido eleito deputado estadual.

Fora da administração municipal, o petebista pretende utilizar reserva financeira que acumulou na época em que era comerciante para se dedicar em tempo integral à campanha eleitoral.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;