Economia Titulo
Minas está aberta a investidores, diz Itamar em NY
Do Diário do Grande ABC
09/03/2000 | 15:46
Compartilhar notícia


O governador de Minas Gerais, Itamar Franco, falou nesta quinta-feira a empresários em Nova York em uma conferência dirigida para investidores. O objetivo, segundo o governador, era mostrar ao presidente do Banco Central, Armínio Fraga, que ele fez uma afirmaçao errônea sobre Minas Gerais. Itamar ocupou o mesmo palco onde Fraga afirmou, no dia 1º de outubro do ano passado, que talvez fosse melhor que investidores minoritários nao investissem em Minas.

"Fraga deu uma visao errada sobre o nosso país", disse Itamar. "Minas Gerais está aberta ao diálogo e aos investidores", acrescentou.

O governador explicou que é contra a privatizaçao da Cemig por ser uma empresa estratégica para o governo. "Nao sou contra investidores, mas sim contra aqueles que apenas querem tirar proveito do Brasil. Há privatizaçoes que devem ser feitas e outras que nao devem ser realizadas", afirmou.

Itamar fez sua apresentaçao na conferência em português e relembrou o fato de Fraga ter falado lá em inglês porque "apenas agora ele está aprendendo o português". O governador de Minas reforçou suas críticas ao governo de Fernando Henrique. "Delfim Neto dizia que Fernando Henrique quebrou o País. Eu nao sou tao enfático, digo apenas que ele empobreceu o país".

Investidores - Apesar de o governador de Minas ter assinado novo acordo de refinanciamento da dívida do Estado com Uniao no início do mês passado, banqueiros e investidores em Nova York continuam temerosos com as palavras do político brasileiro. Um dos sócios da empresa de Advocacia Allen & Overy, Andrew Ballheimer, que presenciou a conferência de Itamar no Council of the Americas na manha desta quinta, disse que as declaraçoes do governador poderiam causar impacto negativo às decisoes de sua empresa de investir no Brasil.

Embora nao tenha mudado os planos de abrir um escritório no Brasil dentro de um ano, após ouvir Itamar, Ballheimer disse que sua impressao nao foi das mais positivas. Andre Sigelmann, associado estrangeiro na mesma empresa, afirmou que o tom exageradamente nacionalista de Itamar ao declarar-se contrário à privatizaçao da Cemig, Furnas e BNDMG, "afugenta investidores". A Allen & Overy já trabalha com várias empresas brasileiras, fazendo a estruturaçao legal para lançamento de títulos e financiamento de projetos.

Preocupada com os próximos passos de Itamar, a diretora-adjunta e análise do setor elétrico para a América Latina do Banco Warburg Dillon Read, Samantha Sparks, perguntou se o governador acataria a decisao judicial caso o Estado perdesse o processo da Cemig, que está em andamento. Itamar respondeu que "se é uma decisao da Justiça, vamos aceitar. Mas a Cemig nao deveria ser privatizada porque ela representa interesses estratégicos para o país". O interesse do Wargurg em Itamar é grande. O banco tem posiçoes de compra de açoes da empresa Southern Electric do Brasil. A diretora-adjunta de rating soberano da Standard & Poor's, Lisa Schineller, também estava interessada no que Itamar tinha a dizer.

Embora a S&P tenha aumentado a qualificaçao geral do Brasil no longo prazo para B+, ela acredita que o cenário dos Estados tem grande impacto na avaliaçao. "Investidores estrangeiros olham todos os aspectos da economia", disse Lisa. Itamar, por sua vez, nao se intimidou com a preocupaçao dos investidores. "Se os investidores visarem apenas seus interesses, eles têm razao para estarem preocupados", afirmou o governador mineiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;