Turismo Titulo Bebericar
Rota do uísque: os melhores lugares para curtir a bebida na Escócia
Maria Beatriz Vaccari
Do Rota de Férias
15/01/2018 | 15:28
Compartilhar notícia


Quando o assunto é uísque, a Escócia é especialista. Além de ser um símbolo nacional, a bebida é o produto mais exportado do país. Por isso, o viajante que passa pelo destino não pode deixar de provar algumas doses. Quem quiser ir mais fundo pode se jogar na rota do uísque, que passa por destilarias, museus interativos e até festivais. Confira as principais paradas:

LEIA MAIS: REINO UNIDO: COMPRE NAS LOJAS CERTIFICADAS PELA REALEZA
OS MELHORES LUGARES DO MUNDO PARA TOMAR CERVEJA

Scotch Whisky Experience, Edimburgo

Bem ao lado do famoso Castelo de Edimburgo, o viajante encontra o museu interativo Scotch Whisky Experience. O local recria o ambiente de uma destilaria e oferece tours em português. É possível escolher uma opções de passeio que oferece degustação de uísques de diferentes regiões da Escócia.

Destilarias

As destilarias da Escócia estão espalhadas por cinco principais regiões: Speyside, Highlands, Lowlands, Islay e Campbeltown. Cada uma delas apresenta características que dão sabores peculiares às bebidas.

Se não puder visitar as cinco regiões, mas quiser conhecer muitas destilarias, dê preferência a Speyside e Highlands. As áreas concentram 80% das produtoras de uísque do país.

A trilha do malte

A região das Highlands, também conhecida como Terras Altas, é indicada para os fãs de uísque puro malte. Ele abriga destilarias famosas como Cardhu (Johnny Walker), a Glenfiddich, a Glenlivet e a Strathisla (Chivas Regal).

Para evitar a perigosa (e proibida) combinação entre álcool e direção, opte por fazer o tour  de carro com ao menos uma pessoa que não bebe ou com agências especializadas. A Rabbies e a Highland Explorer, por exemplo, oferecem tours que levam a grandes destilarias, mas também passam pelas menores, que apresentam processos mais artesanais.

Festivais de uísque na Escócia

O uísque é a estrela de uma série de festivais escoceses. O mais famoso é o Spirit of Speyside, que rola entre abril e maio. Também vale a pena conferir o Islay Festival of Music & Malt, que tem como atração principal um uísque maltado da pequena ilha escocesa de Islay e acontece entre maio e junho. Já o Glasgow Whisky Festival agita a cidade em novembro.

Corrida do uísque

Apesar de ser um festival, o Dramathon  funciona como uma espécie de corrida do uísque em Speysidede. Primeiro, o participante escolhe entre diferentes tipos de percursos (maratona, meia maratona, 10K ou revezamento). Todos os trajetos passam por uma série de destilarias, nas quais o corredor deve parar para receber um carimbo. No final, todos os carimbos coletados são trocados por miniaturas de garrafas de uísque.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;