Nacional Titulo
Férias escolares são antecipadas no Alagoas
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
22/06/2010 | 08:42
Compartilhar notícia


As férias escolares serão antecipadas no Alagoas em função das chuvas que devastaram o Estado nos últimos dias. A informação foi divulgada na tarde desta terça-feira pelo secretário estadual de Educação, Rogério Teófilo. Segundo ele, não haverá prejuízos ao ano letivo e as escolas serão utilizadas como abrigo para as vítimas.

De acordo com a Defesa Civil do Estado, mais de 80 mil pessoas foram afetadas pelos temporais, sendo que 26 mil estão desabrigadas e 54 mil, desalojadas. Até agora, 29 mortes já foram confirmadas. Ao todo, 21 cidades foram devastadas pelas enchentes, sendo que 17 decretaram estado de emergência e 15 de calamidade pública.

No Pernambuco, outro Estado que sofre com as enchentes, pelo menos 30 cidades já decretaram situação de emergência. Mais de 40 mil estão fora de casa e ocorreram 12 mortes em função dos temporais.

Ajuda - Hoje, o governo federal liberou R$ 100 milhões para os dois Estados. Metade desse valor já foi encaminhada para os primeiros atendimentos à população. O resto será enviado quando a Casa Civil receber o relatório com os estragos. Os recursos são parte do previsto na Medida Provisória 490, editada na semana passada e que destina R$ 1,2 bilhão para estados atingidos por enchentes.

Serão enviadas ainda 75 mil cestas básicas, além de kits básicos de enchente. A Força Nacional de Segurança está com 400 homens preparados para ir a Alagoas e Pernambuco ajudar no atendimento, na logística e distribuição de alimentos. Os homens devem trabalhar também na reconstrução de pontes e instalação de geradores de energia elétrica.

"A orientação que temos é a de que não faltarão recursos. Mas quanto vai custar isso, ainda não sabemos porque tem lugares em que a água ainda nem baixou", afirmou o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. Ele participou da reunião do Gabinete de Crise, que discutiu o assunto nesta terça-feira com a ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Guerra.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai visitar os locais atingidos para verificar a situação. Paulo Bernardo disse que todos os ministérios estão mobilizados na ajuda aos estados. Um Gabinete de Crise, coordenado pelo Gabinete de Segurança Institucional, foi criado especialmente para analisar a situação das chuvas na região.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;